Serviços necessários da Dodge RAM Diesel Bluetec

Escrito por richard rowe | Traduzido por weber figueiredo
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Serviços necessários da Dodge RAM Diesel Bluetec
Os motores diesel Bluetec da Dodge são limpos, silenciosos e eficientes (red truck engine image by Christopher Nolan from Fotolia.com)

Motores a diesel "Dodge Cummins" usam um sistema de injeção de ureia chamado Bluetec para reduzir as emissões de óxido nítrico. Este sistema criado pela Mercedes não torna o motor Cummins menos confiável, mas altera ligeiramente os requisitos de serviço. Siga o cronograma de manutenção "Schedule B", caso use o veículo para viagens curtas e frequentes, em marcha lenta por mais de 10 minutos, dirija em condições áridas, reboque trailers, use-o como um táxi, para off-road ou regularmente ande em mais de 2.900 RPM. A maioria dos caminhões caem na manutenção "Schedule B" por um ou mais dos motivos acima.

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Uma vez ao mês

Verifique a pressão dos pneus uma vez ao mês e observe se há desgaste anormal dos pneus. Inspecione as baterias e se existem terminais de conexões soltos ou corrosão, verifique todos os níveis de fluido, todas as luzes e aparelhos elétricos, escorra a água do filtro de combustível e verifique o indicador "Filter Minder" (Verificador de filtros). Substitua o filtro caso o indicador detecte entupimento. Encha o tanque de ureia Bluetec, conforme necessário.

Troca de óleo

A cada troca de óleo, troque o filtro, verifique se o sistema de escape possui vazamentos, inspecione se a mangueira do freio possui dobras ou obstruções. Inspecione o eixo de juntas universais para verificar folgas ou algum ruído, lubrifique as juntas, verifique a transmissão, motor e níveis de fluidos do motor e freios. Lubrifique os tirantes.

Manutenção regular

De acordo com a Dodge, deve-se lubrificar os acessórios do eixo motor dianteiro a cada 6.000 quilômetros (ou o dobro a cada troca de óleo). A cada 12.000 quilômetros, troque o óleo, rotacione os pneus, verifique se a pressão no estepe está adequada e lubrifique os tirantes. A cada 24.000 quilômetros realize todos itens acima, além de substituir o filtro de combustível, troque os fluidos dos eixos dianteiro e traseiro, inspecione pastilhas de freio e ajuste o freio de mão, se necessário. A principal diferença entre a manutenção "Schedule A", uso leve e "Schedule B", uso pesado B é que, no Schedule A, deve-se trocar o óleo a cada 24.000 quilômetros contra 12.000 quilômetros do Schedule B e os intervalos de manutenção são de 6.000 quilômetros.

Itens periódicos

Em 96.000 quilômetros, realize a troca do filtro e fluido de transmissão, além de todos os itens regulares. De agora em diante, a manutenção da transmissão deve ser feita a cada 48.000 quilômetros. Nivele o arrefecimento do motor em 96.000 quilômetros. Nos 144.000 quuilômetros, a Dodge recomenda a substituição da correia de direção, verificando o nível do fluido da caixa de transferência e inspecionando os rolamentos de roda.

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