Como servir um jantar formal

Escrito por contributing writer | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como servir um jantar formal
Sirva um jantar formal (Dinner image by Stana from Fotolia.com)

Um evento formal de sucesso pode depender do nível do serviço prestado durante a noite. A fim de oferecer um serviço de sucesso em um ambiente formal, é importante saber exatamente como executar o seu trabalho.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Vestuário adequado (uniforme, camisa branca e calça preta, etc.)
  • Sapatos resistentes
  • Avental ou toalha para servir
  • Raspador de migalhas

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparações

  1. 1

    Certifique-se de chegar antecipadamente ao local programado. Estar devidamente vestido de acordo com os códigos de vestimenta do garçom. Confira com o garçom principal e certifique-se de compreender as suas responsabilidades individuais.

  2. 2

    Verifique a mesa a que você estará servindo. Você pode precisar ajudar a montar as decorações para a mesa e abastecer quaisquer condimentos necessários e itens de bebida . Se existirem cartões de jantar, memorize quem você vai servir.

  3. 3

    Verifique com os cozinheiros e descubra o seu lugar na linha de serviço, se houver uma. Também é importante saber quais são os pratos principais da noite. Em algumas ocasiões, pode ser necessário explicar cada item do prato em detalhes.

    Recebendo os convidados

  1. 1

    Serva aperitivos, coquetéis e outras bebidas conforme os convidados chegam. Com cuidado e lentamente mova-se por toda a área de espera para garantir que cada convidado tenha a oportunidade de ter algo para comer ou beber (dependendo do que você estiver carregando na sua bandeja). Mesmo em um evento formal pequeno em casa, o indivíduo que serve no evento deve atender a cada convidado.

  2. 2

    Receba cada convidado atribuído à sua mesa, conforme eles se aproximam e encaminhe-os aos seus lugares. Responda a todas as perguntas que eles possam ter (como "Onde é o banheiro?") e tenha cuidado para se mover lentamente para garantir que todos os pedidos feitos pelos clientes não sejam perdidos. Dependendo da formalidade do evento, você também pode querer ajudar a empurrar as cadeiras dos convidados do sexo feminino à medida que elas se sentam.

  3. 3

    Verifique com cada convidado e garanta que eles tenham algo para beber. Comece certificando-se que cada convidado tenha água e depois siga perguntando se eles gostariam de mais alguma coisa. Dependendo do tamanho do evento, isto também pode ser feito pelo anfitrião. A maneira correta de servir bebidas é vir por trás da cadeira do convidado e cuidadosamente chegar por cima do ombro direito para encher ao copo. Então, cuidadosamente despeje as bebidas enquanto ligeiramente se afasta da mesa para se certificar de que nada derrame sobre todos os convidados. Lembre-se de inclinar o copo um pouco conforme você serve. Para qualquer vinho, você pode precisar envolver a garrafa com um pano.

  4. 4

    Anuncie o que será servido, a não ser que o anfitrião da noite faça isso para o jantar inteiro. Certifique-se de que você sabe o que cada convidado vai ter para a refeição. Você pode precisar de ter a refeição de cada convidado escrita. No entanto, alguns jantares formais têm apenas um ou dois pratos principais servidos.

    Servindo a refeição

  1. 1

    Entre na sala com o número apropriado de entradas para ser servido. Em alguns eventos formais, todos os garçons se alinham e se movem no espaço do evento de uma forma coordenada. Em outras ocasiões formais, você pode ser o único servindo em uma mesa específica. Se for esse o caso, siga as instruções do anfitrião do momento adequado para levar cada parte da refeição à mesa.

  2. 2

    Sirva cada parte da refeição, primeiro servindo os clientes do sexo feminino em sua mesa. Aborde-os por trás e sirva, chegando pelo lado direito de cada convidado. Em seguida, sirva os clientes do sexo masculino da mesma forma.

  3. 3

    Retire os pratos vazios uma vez que todos terminaram na mesa. Retire cada prato vazio se aproximando deles por trás e chegando em torno de seu lado esquerdo (em alguns lugares, considera-se apropriado remover os pratos pelo lado direito dos convidados). Você vai saber que os convidados terminaram seus pratos quando sua faca e garfo estiverem alinhados ao lado do prato. Se os utensílios estiverem cruzados, eles não acabaram de comer.

  4. 4

    Tire da mesa migalhas perdidas se você estiver equipado com raspador de migalha. É conveniente fazer isso depois de cada refeição. Certifique-se de que você não empurrará as migalhas no colo de ninguém.

  5. 5

    Sirva chá ou café no final da refeição e certifique-se de que qualquer pessoa que queira água será atendida. Depois do jantar, coquetéis também pode ser servidos .

    Agradecendo aos convidados

  1. 1

    Certifique-se de cada convidado não tem necessidades adicionais no final da refeição. Esteja disponível para responder a todas as perguntas.

  2. 2

    Lide com quaisquer contas ou gorjetas de acordo com as instruções do anfitrião e se abstenha de contar qualquer dinheiro na frente dos convidados.

  3. 3

    Agradeça aos convidados pela presença e diga que você apreciou servi-los.

Dicas & Advertências

  • Lembre-se de sorrir durante toda a noite e fazer contato visual com os convidados. Esteja sempre à procura de alguém precisando de ajuda.

Não perca

Referências

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível