Mais
×

Como servir salmão defumado

Atualizado em 21 novembro, 2016

O salmão defumado é um prato saboroso e elegante, que pode ser consumido no café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar. Há muitas formas de servi-lo e uma delas é dispo-lo lindamente em uma travessa com os acompanhamentos adequados. Lembre-se, tudo depende do seu gosto pessoal e da hora do dia em que o peixe será servido.

Instruções

Prato de salmão defumado (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Compre o salmão defumado em uma peixaria ou supermercado confiável. Você pode defumá-lo em caso, mas isso demanda tempo e habilidade. Então, comprá-lo pronto no mercado local é a melhor opção. Procure por fatias bem finas, de boa aparência e que não tenham um cheiro forte de peixe. Elas devem apresentar um aroma mais suave, devido à defumação. Lembre-se de pedir para provar o produto antes de comprá-lo.

    Fatia de salmão (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  2. Decida o momento do dia em que servirá a refeição e como arrumará a sua bandeja. Para o o almoço, lanche da tarde ou jantar, prefira torradas com acompanhamentos mais elaborados. No café da manhã, é simples: pães tostados são uma excelente opção.

  3. Coloque as fatias de salmão no centro de uma grande travessa. Faça camadas organizadas para uma boa apresentação. Coloque um recipiente com cream cheese no canto da bandeja. Fatie cebolas e tomates finamente e espalhe-os ao redor do salmão, como se o estivesse emoldurando.

    Apresentação de salmão na travessa (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  4. Coloque algumas alcaparras em um lado da travessa, juntamente com fatias de limão. Nem todos usam o limão, mas é uma excelente opção. Além disso, a fruta adicionará cor ao prato.

    O limão pode ser espremido sobre o salmão e alcaparras (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  5. Prepare os pães em um prato separado, pois a travessa de salmão terá diversos ingredientes úmidos. Toste o pão levemente e corte-o ao meio para servi-lo em um prato separado. Deixe os utensílios necessários para rechear o pão próximos à bandeja.

  6. Seja mais criativo ao servir salmão durante a noite ou à tarde. Para tanto, você precisará de uma travessa maior. Com muitas cores disponíveis, você pode dispor o peixe de uma forma artística. O salmão sempre deve ocupar o centro da bandeja. Você pode empilhar as fatias sobrepondo-as ou enrolando-as individualmente, colocando-as lado a lado, para criar um bom efeito visual.

    Bandeja de salmão organizada de forma elegante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  7. Coloque tomates, cebola, alcaparras, azeitonas pretas e ovos cozidos ao redor do salmão, novamente como se o estivesse emoldurando. Fatias finas de limão podem ser dispostas nas extremidades. Coloque o endro fresco com o caule sobre o salmão, como enfeite. O endro possui um aroma maravilhoso, que combina muito bem com peixes.

    Salmão com ovos em um prato (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  8. Coloque as torradas nas extremidades da bandeja, se ainda houver espaço, ou sirva-as em um prato separado. Você pode utilizar qualquer tipo de pão que escolher, torrado ou cortado em pedaços triangulares. O cream cheese também pode ser servido como acompanhamento, mas geralmente funciona melhor no café da manhã.

    Variedades de pão (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  9. Eleve o estilo da sua apresentação dispondo o salmão defumado em uma bandeja de prata, e alguns copos de martíni nas laterais. Você pode espalhar as fatias de salmão, enfeitando a travessa com endro e torradas. Então sirva as alcaparras, cebola e os outros vegetais nos copos de martíni. Isso criará uma exibição elegante.

    Bandeja de salmão defumado sendo servida (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Dicas

  • Certifique-se de que todos os ingredientes estejam frescos.
  • O salmão norueguês é um dos melhores.
  • Os convidados devem usar as mãos para pegar as fatias de salmão, então deixe um pouco de água com limão em pequenas tigelas para que eles possam lavar as mãos. Muitos restaurantes oferecem essa opção e ela é perfeitamente aceitável.

O que você precisa

  • Salmão defumado em fatias finas
  • Alcaparras
  • Limão
  • Cebolas
  • Ovos cozidos
  • Cream cheese
  • Azeitonas
  • Tomates
  • Endro fresco
  • Pães ou torradas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article