Sete características das ervilhas nos experimentos de Mendel

Escrito por linda b. margison | Traduzido por andré pasqualotto
Sete características das ervilhas nos experimentos de Mendel
As 7 características das ervilhas levaram os pesquisadores a entender a genética (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As sete características das ervilhas é o resultado dos experimentos de Gregor Mendel, um monge austríaco e botânico, que começou a formular as leis universais da genética ao observar ervilhas na metade do século XIX. Essas leis incluíam os conceitos de recessividade e dominância. Os cientistas ignoraram seus achados até a virada do século, e depois deram a devida importância para seus estudos quando realizaram descobertas parecidas. Mendel descobriu que as ervilhas possuem 7 características que se correlacionam com a genética humana.

Forma da semente

Mendel observou a forma das sementes, enrugadas ou lisas, de modo a provar a sua teoria dos genes dominantes e recessivos. Com o experimentou ele provou que as sementes lisas eram de caráter dominante.

Cor da semente

Gregor Mendel também observou a cor das sementes de ervilha, as quais eram cinzas ou brancas, e comparou os resultados com observações da genética humana.

Cor da vagem

Mendel observou a cor das vagens, amarelas ou verdes, e a frequência com que elas apareciam nos cruzamentos entre plantas, para aprimorar seus achados na genética. Experimentos conjuntos com a cor da vagem e da ervilha também foram analisados.

Forma da vagem

Mendel observou a forma das vagens e descobriu que elas poderiam ser grossas ou finas, conforme as sementes de dentro da vagem.

Cor das flores

A cor das flores da ervilha variavam em cores, brancas ou roxas. Essa frequência mudava dependendo dos fatores que Mendel utilizava nos cruzamentos.

Posição da vagem

A posição das flores e vagens também foi considerada para alguns estudos. Podendo ser terminal, no topo das hastes ou axial, pelos lados.

Altura da planta

As sete características também envolviam a altura da planta em seu estágio final. Mendel separou entre plantas baixas e altas. Isso deu à Mendel noção da genética relacionada a altura nos humanos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível