Os sete componentes de uma dieta saudável

Escrito por ripa ajmera | Traduzido por aline cortez
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Os sete componentes de uma dieta saudável
Lanche (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Há sete componentes de uma dieta saudável que precisam estar balanceados de acordo com o seu peso, nível e tipo de atividade física. São eles: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água.

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Carboidratos

Os carboidratos são convertidos em açúcar sanguíneo para fornecer energia para as células, órgãos e tecidos. Eles podem ser simples ou complexos. "Os carboidratos simples são encontrados em frutas, produtos lácteos e açúcar de mesa, já os complexos estão em pães e cereais integrais e em legumes e vegetais ricos em amido", diz a MedlinePlus.

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Mulher comendo cereal (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Gorduras

A gordura é uma importante fonte de energia. Ela dá sabor aos alimentos e proporciona sensação de saciedade. As gorduras estão presentes nos óleos, laticínios, peixes e nozes. A MedlinePlus recomenda os óleos de milho, canola, cártamo, soja e girassol e o azeite de oliva como fontes de gordura saudáveis.

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Filha ajudando a mãe na cozina (Pixland/Pixland/Getty Images)

Proteínas

Existem proteínas em todas as células do corpo. A proteína encontrada nos alimentos compõe e repara a pele, músculos e ossos. Você pode obter proteína a partir de nozes, laticínios, carnes e de alguns grãos e cereais. A MedlinePlus explica que existem proteínas completas e incompletas. "As proteínas de carne e de outros produtos de origem animal são completas. Isto significa que elas fornecem todos os aminoácidos que o corpo não pode produzir por conta própria. As proteínas vegetais são incompletas. É preciso combiná-las para obter todos os aminoácidos que o corpo precisa".

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Prato de carne e queijo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Vitaminas

O corpo precisa de 13 diferentes vitaminas para crescer e se desenvolver adequadamente. Você pode obter vitaminas a partir de frutas e vegetais frescos ou de suplementos em cápsulas. Cada vitamina contribui com determinadas funções. Por exemplo, a vitamina A melhora a visão, a C mantem a pele saudável e a D deixa os ossos e dentes fortes.

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Vitaminas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Minerais

O organismo precisa de minerais para ter ossos fortes, criar hormônios e regular o batimento cardíaco. Os minerais ajudam a liberar energia dos alimentos e melhoram o funcionamento do cérebro, o que pode ajudar a pensar com mais clareza e tomar decisões acertadas. Eles podem ser encontrados em frutas, vegetais e peixes. Exemplos de minerais são o cálcio, o ferro e o iodo.

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Homem picando vegetais (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Fibras

As fibras são encontradas nos vegetais. Elas são a parte do vegetal que o corpo não consegue digerir. A fibra solúvel pode ser dissolvida em água, a insolúvel não. Elas ajudam a prevenir a constipação e melhoram o ritmo em que seu organismo elimina o alimento, já que ele não pode ficar no corpo como material digerido. As fibras também ajudam no controle de peso ao proporcionar sensação de saciedade mais rápido. Elas estão presentes em frutas frescas, grãos integrais, feijões, frutas, legumes e nozes.

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Homem colocando fruta no liquidificador (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Água

A água potável é um componente essencial de uma dieta saudável. De acordo com a Medline Plus, a quantidade de água que você precisa depende de "seu tamanho, nível de atividade e do clima". É importante descobrir se é seguro tomar a água da torneira onde você mora. Caso não seja, água filtrada ou de garrafa são suas melhores fontes.

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Mulher bebendo uma garrafa de água (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

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