Sete fases do processo de entrevista de emprego

Escrito por robyn d. clarke ngwabi | Traduzido por mário candi tsuge
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Sete fases do processo de entrevista de emprego
Faça uma pesquisa e você se sairá bem através das sete fases do processo de entrevista de emprego (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Encontrar um emprego pode às vezes já parecer um trabalho. A entrevista é composta de várias etapas, os candidatos potenciais podem passar horas tentando uma única posição. Um erro pode significar perder a oportunidade da entrevista. Quando seu currículo e carta de apresentação forem recebidos e uma entrevista for agendada, o verdadeiro trabalho começará. De fato, o processo da entrevista de emprego é longo, demorado e às vezes estressante. Se dividir o procedimento em sete fases e focar em uma de cada vez, você poderá diminuir a tensão psicológica.

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Procura do trabalho

  1. Investigue a empresa/organização. Descubra o máximo que puder sobre a missão da empresa, produtos ou serviços, gestão de equipe e modelo de negócios. Saiba o básico da operação, pois você será perguntado sobre isso geralmente no início da entrevista.

  2. Fazendo contato. Fale com os recursos humanos ou o gerente do departamento de contratação, para descobrir mais detalhes sobre a entrevista, se possível. As perguntas aceitáveis nesse momento incluem quanto tempo levará a reunião e se ela será com uma ou mais pessoas. Prepare-se para mudanças repentinas no cronograma e mantenha-se flexível.

Preparação para a entrevista

  1. Faça compras. Vestir-se para o sucesso conta muito para as primeiras impressões do entrevistador. Seja em seu armário ou no shopping, compre uma roupa que passará boas coisas sobre sua personalidade sem você nem precisar dizer uma palavra. As cores escuras e linhas simples com sapatos confortáveis são a melhor opção. Você poderá dar uma mudada quando for contratado.

  2. Pratique suas habilidades de fala. Reveja os tipos de perguntas que você poderá ser perguntado na entrevista. Seja capaz de falar sobre si mesmo, suas habilidades, a empresa e seus objetivos, de uma forma confiante e calma. Pratique com um amigo ou familiar e peça-o para ser o entrevistador. Tenha a mente aberta sobre a resposta que ele o dará e melhore nas áreas em que tem uma comunicação fraca.

A entrevista

  1. Responda todas as perguntas. Antecipe qualquer pergunta e sempre tenha uma resposta preparada. Sempre ligue sua resposta diretamente à pergunta, focando nas suas habilidades e talentos. Mantenha suas respostas concisas e fique relaxado. Trate a entrevista pelo que ela é: uma conversa.

  2. Faça suas próprias perguntas. Questione coisas que você preparou na sua pesquisa. Não pergunte sobre o salário ou benefícios nessa fase. Você só precisa de algumas e encontrar uma maneira de conectá-las aos seus pontos fortes como candidato. Por exemplo, você poderia perguntar "Eu notei que você está no processo de mudança para o software de contabilidade X, no qual sou altamente proficiente. Se eu for contratado, haveria algum espaço para que eu pudesse fazer uma oficina dentro do departamento para ajudar minha equipe?".

Depois da entrevista

  1. Termine com um obrigado. Se ganhar o trabalho ou não, envie uma nota ou um e-mail de agradecimento para seu entrevistador. Além de ser um ato elegante, isso o ajudará a se destacar dos outros candidatos que não passam nessa etapa. Também poderá levá-lo a seu próximo trabalho, no caso de a empresa reabrir a posição e se lembrar de você por esse pequeno ato de gratidão.

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