Sete funções do fígado

Escrito por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sete funções do fígado
O fígado é um órgão que possui diversas funções e é essencial para a vida (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O fígado é um órgão localizado do lado direito do abdome. Ele é considerado a maior glândula do corpo e pesa em torno de um quilo a um quilo e meio. É formado por muitas células responsáveis por diversas funções, dentre elas a de produzir bile e proteínas nobres, armazenar glicose, desintoxicar o organismo, sintetizar colesterol, filtrar micro-organismos e transformar amônia em ureia.

Outras pessoas estão lendo

Secreção de bile

O fígado produz entre 600 a 900 mililitros de bile por dia. Ela é primeiramente armazenada na vesícula biliar e posteriormente secretada no intestino onde atuará como um detergente aumentando a eficiência da degradação das gorduras. Dessa forma, a digestão e a absorção das gorduras é comprometida quando os canais da bile ficam obstruídos, por exemplo, por cálculos (pedras).

Sete funções do fígado
O fígado produz a bile, substância essencial para a degradação e absorção das gorduras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Armazenamento de glicose

O fígado armazena a glicose absorvida dos alimentos na forma de glicogênio, que será disponibilizado para o corpo conforme necessário. As células do fígado atuam como reserva de energia, dessa forma quando alguma outra parte do corpo necessita de energia, ele envia a glicose pela circulação. É graças a essa propriedade que não precisamos comer a todo instante para termos energia, porém algumas doenças do fígado em fase mais avançada podem comprometer essa função, como a cirrose.

Sete funções do fígado
A glicose que comemos pode ser armazenada no fígado na forma de glicogênio (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Produzir proteínas nobres

Uma das proteínas produzidas pelo fígado é a albumina, que ajuda a manter a água na circulação sanguínea. Quando falta essa proteína, a água extravasa pelas veias e produz o inchaço. A albumina também serve de transporte no sangue para outras substâncias como hormônios e remédios. Outras proteínas nobres são aquelas relacionadas à coagulação do sangue que, quando estão em falta, há uma maior probabilidade de sangramentos abundantes por feridas ou espontaneamente pelo nariz, urina ou pela menstruação.

Sete funções do fígado
Uma ferida pode sangrar muito se o fígado não estiver funcionando adequadamente (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Desintoxicar o organismo

As células do fígado possuem, em seu interior, substâncias conhecidas como enzimas que trabalham no intuito de facilitar a excreção de outras substâncias, sejam elas produzidas pelo organismo ou adquiridas de fora, como remédios. Elas irão modificar as moléculas do remédio podendo torná-lo ativo para sua função, ou por outro lado podem inativá-lo, tornando-o mais solúvel em água para ser excretado pela urina.

Sete funções do fígado
Uma das funções do fígado é auxiliar na eliminação de substâncias tóxicas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Sintetizar colesterol

O colesterol, embora popularmente conhecido como um vilão para a saúde, é uma substância essencial para a manutenção das células do corpo em determinada quantidade. Uma das funções do fígado é enviar moléculas de colesterol para as células a partir da corrente sanguínea. Além disso, o colesterol também é constituinte da bile produzida pelo fígado.

Sete funções do fígado
Embora o colesterol presente nos alimentos possa ser prejudicial em altas quantidades, o fígado é fundamental para a produção e distribuição de colesterol na corrente sanguínea (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Filtrar micro-organismos

No fígado é possível encontrar muitas células responsáveis pela defesa imunológica. Assim que os alimentos são absorvidos, com exceção das gorduras, eles passam primeiramente pelo fígado onde podem, portanto, serem examinados pelas células de defesa à procura de possíveis micro-organismos. Doenças avançadas do fígado, como a cirrose, podem comprometer essa função.

Sete funções do fígado
O fígado também serve como um sistema de defesa para evitar a infecção por micro-organismos (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Transformar amônia em ureia

A amônia produzida pelo intestino e pela degradação de proteínas precisa ser metabolizada pelo fígado pois seu excesso é tóxico e pode levar a graves alterações cerebrais, inclusive ao coma. O fígado transforma a amônia em ureia, que é enviada pela corrente sanguínea até o rim, onde poderá ser excretada através da urina.

Sete funções do fígado
Comer alimentos ricos em proteínas como carnes não seria simples se o fígado não transformasse amônia em ureia (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível