×
Loading ...

As sete maravilhas do Brasil

Getty Images

Introdução

O Brasil é um dos raros países que abriga em um mesmo território cidades, culturas e povos muito variados. Um território de grande diversidade humana, social e cultural como o nosso é também palco de belos cenários que encantam milhões de turistas mundo afora. A escolha das sete maravilhas brasileiras foi uma polêmica eleição online realizada em 2008. Ao todo, foram quase um milhão de votos para escolher os lugares mais fascinantes de nossos 27 estados. Entre os 43 concorrentes, foram eleitos sete inspiradores locais que, de alguma forma, representam o País inteiro. Conheça agora as sete maravilhas do Brasil.

Michael Regan/Getty Images Sport/Getty Images

Cristo Redentor (RJ)

Inaugurado em 1931, o chamado gigante brasileiro é responsável por receber turistas de todos os países com a típica hospitalidade brasileira. Os braços abertos do Cristo simbolizam as boas vindas que o Brasil como um todo oferece aos habitantes do mundo. O monumento, situado a 709 metros acima do nível do mar, é um símbolo do cristianismo. A grande estátua virou um dos ícones mais importantes do Brasil e é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, ficando atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia. Além de ser uma imagem importante para o próprio Rio de Janeiro, é o símbolo latino-americano mais lembrado pelos habitantes do continente, de acordo com pesquisa realizada pela revista América Economia. E é também uma das sete novas maravilhas do mundo.

Flickr: Luiz Eduardo Maklouf

Teatro da Paz (PA)

Um dos maiores teatros do Brasil fascina turistas e nativos principalmente graças à sua arquitetura e história. Fundado em 1978 em Belém do Pará, o centenário Teatro da Paz teve origem durante o Ciclo da Borracha, época do grande crescimento econômico e social que ocorreu em toda a região Norte. Nesse contexto, o edifício foi criado para satisfazer os desejos da elite local, ávida por receber grandes espetáculos. O projeto arquitetônico foi inspirado no Teatro Scalla de Milão, na Itália. O local permanece em atividade com eventos semanais, como espetáculos de jazz e shows da Orquestra Sinfônica.

Getty Images

Masp (SP)

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) abriga uma vasta coleção de arte vinda do mundo inteiro. Além do caráter cultural, o museu também se destaca por ser uma curiosa obra arquitetônica. Mantido pelas famosas colunas vermelhas, o edifício possui um grande vão livre, que é usado rotineiramente por manifestantes para diversos protestos na capital paulista. O Masp é considerado por críticos de arte e especialistas como o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul em função de seu rico acervo. Ao todo, são cerca de oito mil peças produzidas desde o século 6 até os dias atuais.

Getty Images

Usina Hidrelétrica de Itaipu (PR)

Além de ser a maior usina geradora de energia do mundo, Itaipu também oferece um cenário paradisíaco visto nas grandes quedas d'água de Foz do Iguaçu. Misturando beleza e tecnologia avançada, a Usina de Itaipu representa cerca de 20% da energia total usada pelo País. Em torno dela, estão localizadas as cataratas, um conjunto de 275 quedas no Rio Iguaçu. Elas se dividem na fronteira Brasil-Argentina e fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, um dos sítios geológicos brasileiros considerados como Patrimônio da Humanidade pela ONU (Organização das Nações Unidas). Itaipu também faz parte das maravilhas do mundo moderno, lista elaborada pela revista americana Popular Mechanics nos anos 90.

Flickr: brasilfilho

Catedral de Pedra (RS)

Uma das principais atrações da Serra Gaúcha, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, é um templo católico localizado no centro da cidade de Canela, a 123 quilômetros da capital Porto Alegre. Construída em estilo gótico inglês, a estrutura do edifício é composta por uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados na Itália. Entre outros destaques, estão as três telas que retratam a Aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação.

Flickr turismobahia: Creative Commons - Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0 Generic

Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA)

A 796 quilômetros de Salvador, está localizado o Santuário de Bom Jesus da Lapa. Situado em uma gruta que foi descoberta há 350 anos pelo pintor português Francisco Mensonsa Mar, até hoje atrai romeiros de vários cantos do Brasil e do mundo. Na ocasião, ele foi tratado como escravo, preso e açoitado por dias na capital baiana. Quando foi libertado, levou as imagens de Jesus crucificado e Nossa Senhora da Soledade para a gruta que encontrou durante a caminhada. Tempos depois, garimpeiros que passavam pela região se encantaram com a luminosidade das velas que Francisco acendia. Foi o início das romarias em direção ao local milagroso.

Clive Rose/Getty Images Sport/Getty Images

Teatro Amazonas (AM)

Em 1896 foi inaugurado um dos mais importantes teatros do País. Localizado em Manaus, o Teatro Amazonas é um dos locais mais vistos e apreciados pelos turistas que visitam a região Norte. O majestoso edifício abrigou artistas ilustres que se apresentavam especialmente para a elite econômica que vivia da exploração da borracha no início do século passado. De lá pra cá, foi palco de obras diversas, do erudito ao popular. Os seus três andares de camarotes são iluminados por um enorme lustre dourado feito com cristais importados da Itália.