Os sete princípios de uma comunicação eficaz

Escrito por karen s. johnson | Traduzido por rúben carlos esteves
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Os sete princípios de uma comunicação eficaz
Dar especial atenção aos princípios da comunicação fará com que as pessoas entendam sua mensagem (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Qualquer pessoa pode se comunicar, mas, se você quiser ser compreendido e que sua mensagem cause o efeito desejado, precisa dar atenção a alguns princípios. Pense nos sete princípios da comunicação, que são as diretrizes necessárias para proceder da melhor maneira.

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Integralidade

Comunicadores eficazes usam os pronomes interrogativos "quem, o quê, quando, onde e por quê" à medida que se comunicam. Se o seu discurso ou outra comunicação de âmbito informativo responder essas perguntas, você estará no caminho certo para obter objetividade. Em reuniões de negócios, você pode economizar tempo sem ter de repetir muitas vezes a mesma informação, uma vez que sua plateia tem todos os dados necessários para tomar a suposta e desejada decisão referente à suas informações e, assim, sua reputação e a da sua empresa serão reforçadas.

Concisão

Quanto mais breve for seu discurso, melhor. Você não deseja que sua mensagem se perca em palavras desnecessárias sem conteúdo algum. Você pode realçar tópicos importantes, mas não precisa repeti-los várias vezes usando palavras diferentes. A escolha dos vocábulos é primordial para conseguir concisão.

Consideração

Um bom comunicador conhece sua audiência e obtém informações de como ela vê o mundo. Olhe para sua mensagem através dos olhos e da predisposição deles, apelando às ideias dos seus ouvintes. Use o "você" ao invés do "eu" - mostre empatia pela audiência.

Os sete princípios de uma comunicação eficaz
Demonstre que compreende sua audiência (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Clareza

Não deixe que a mensagem seja obscurecida por ambiguidades. Se você costuma usar palavras que soem complexas, não as use. Mantenha-se ao nível da linguagem familiar à audiência, usando as palavras com as quais está mais familiarizado. Não tente falar "como se fosse superior" como se fosse importante, pois pode parecer arrogante e, assim, sua mensagem não irá ser absorvida pela plateia. Seja eficaz na construção das frases e dos parágrafos.

Objetividade

Use vocabulário específico e se refira sempre a dados e pesquisas relevantes. Mostre um esquema à audiência para que a sua visualização ajude a memorizar a informação. Você deve usar verbos que designem ações no lugar de frases na voz passiva, que são associadas, muitas vezes, à comunicação que é feita em empresas.

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Cite os dados estatísticos que o ajudarão a ser mais objetivo (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Cortesia

Você precisa comunicar-se com cortesia e respeito. Use o senso de humor com cautela e se houver qualquer dúvida sobre sua adequação, evite-o. Transmita sinceridade. Se você tiver feito sua pesquisa sobre o público, poderá relacionar as experiências que são mais significativas para ele, invocando sentimentos bons e positivos, pois isso ajuda a demonstrar a sua ponderação.

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Seja sincero e inspirador ao se comunicar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Correção

Se você deseja ser correto gramaticalmente, não deixe que essa atitude se sobreponha à simpatia com que deve tratar a audiência. Você pode escrever e falar com correção enquanto mantém um estilo de diálogo amistoso. Verifique as informações que quer transmitir pedindo a outra pessoa que examine-as.

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