Como não usar seus ligamentos do joelho (LCA)

Escrito por cicely a. richard | Traduzido por mariana korman
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como não usar seus ligamentos do joelho (LCA)
Joelheiras podem providenciar estabilidade ao praticar esportes de impacto (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As lesões do ligamento cruzado anterior ocorrem quando a sua extensão é forçada ou acontece o seu rompimento. De acordo com a enciclopédia MedlinePlus Medical, o LCA localiza-se no meio do joelho e proporciona estabilidade rotacional para ele. As lesões do local acontecem quando você muda de direção subitamente ao correr, vira-se ou pula. Jogadores de futebol americano podem sofrer quando são enfrentados. Jogadores de beisebol, futebol e esquiadores também apresentam essas lesões frequentemente. Como prevenção, é necessário usar as técnicas corretas e equipamentos adequados. Se lesionado, é preciso descansar e obter tratamento médico ou cirúrgico.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Comece sua rotina de exercícios lentamente. O médico Pietro Tonino, do instituto Loyola Medicine, diz que iniciantes, sedentários, guerreiros de fim de semana e adolescentes correm o risco de sofrer lesões do LCA. Você pode reduzir os riscos exercitando-se de acordo com seu nível de condicionamento e não começar de forma agressiva. Por exemplo, se você nunca correu, comece caminhando e gradativamente aumente a intensidade.

  2. 2

    Mantenha a boa forma ao exercitar-se e participar de atividades esportivas. Se você corre ou pratica esportes de contato, evite movimentos bruscos que possam romper o LCA. Usar os tênis certos também ajuda a fornecer o apoio necessário para mover o corpo corretamente. Contrate um personal trainer ou faça aulas de ginástica, se você não estiver acostumado com exercícios que envolvem a parte inferior do corpo.

  3. 3

    Tenha variedade na sua rotina fitness e nos esportes que pratica. Embora a prática de esportes como tênis e corridas possam oferecer benefícios para a saúde, você está trabalhando os mesmos grupos musculares o tempo todo. Isso pressiona-os e aumenta chances de lesões, incluindo no LCA. Tenha variedade no seu treino cardiovascular, como aeróbicos, caminhada e natação.

  4. 4

    Realize exercícios que fortaleçam os joelhos e as pernas e que minimizem a tensão. O American Council on Exercise diz que os leg press e vários tipos de agachamento, entre outros exercícios da parte inferior do corpo, estabilizam os joelhos. As máquinas elípticas, simuladores de escadas e bicicletas ergométricas trabalham a parte inferior do corpo e fortalecem os músculos isquiotibiais, que são os que se encontram na parte de trás das coxas.

  5. 5

    Treine na pré-temporada anterior a retomar sua atividade esportiva. A ACE sugere que você treine pelo menos quatro semanas antes de jogar basquete, tênis e squash, e do início da temporada de esqui e de esportes de inverno. O treinamento de resistência é incentivado. O treinamento também aplica-se aos atletas jogando depois de recuperarem-se de uma lesão. Aqueles que retomam as atividades muito rapidamente agravam as lesões do LCA.

  6. 6

    Use joelheiras ao praticar esportes. A Sports Injury Clinic diz que as faixas de neoprene que retém o calor não tem frescuras, diminuem a pressão sobre a rótula e proporcionam estofo, em caso de impacto, ao cair sobre os joelhos, ou longos períodos ajoelhado. Elas não devem, porém, tomar o lugar de exercitar-se de forma adequada.

Dicas & Advertências

  • Se você acha que lesionou seu LCA, consulte seu médico imediatamente. Siga os conselhos dele e repouse de acordo com as recomendações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível