Mais
×

Como fazer seus próprios cartões de penalidade no futebol

Um árbitro de futebol possui dois tipos de cartão de penalidade, que ele utiliza para indicar aos jogadores e ao público os procedimentos disciplinares adotados em relação a uma jogada irregular. Ele mostra um cartão amarelo como advertência ou registro de falta, e um cartão vermelho para expulsar um jogador de campo. Um jogador é expulso ao receber uma segunda advertência ou ao cometer uma falta ou irregularidade única, mas séria o bastante. Os cartões foram introduzidos na final da Copa do Mundo da FIFA de 1970, de modo que os juízes pudessem comunicar suas decisões a jogadores que falassem os mais variados idiomas. Confeccione seus próprios cartões e dê um toque de profissionalismo ao apitar o seu próximo jogo.

Instruções

O uso de cartões coloridos fará com que seja fácil aos espectadores acompanhar as suas decisões (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Recorte um retângulo de 5 cm por 2,5 cm de ambos os papeis-cartão, vermelho e amarelo. Não há requisitos oficiais em relação ao tamanho, mas por razões práticas, o cartão deve ser pequeno o bastante para caber no seu bolso, mas grande o suficiente para conseguir ser visto pelos jogadores ao ser mostrado.

  2. Corte todos os cantos do cartão vermelho a uma distância de aproximadamente 3 mm da borda. Fazendo isso, você será capaz da saber qual cartão é cada um dos que estão no seu bolso. Isso é preferível, já que retirar os dois cartões do bolso ao mesmo tempo ao apitar um jogo pode causar confusão. Como o cartão vermelho é menos utilizado, faz sentido que seja ele que tenha o seu formato modificado.

  3. Desenhe uma tabela no cartão amarelo, com duas colunas e dez linhas. Utilize-a para anotar o número do jogador advertido e o minuto de jogo em que você deu a advertência. Anotar as penalidades permite que você mantenha o controle de quais jogadores cometeram falta. Na Copa do Mundo de 2006, o árbitro inglês Graham Poll cometeu um equívoco extraordinário ao mostrar três vezes o cartão amarelo ao jogador da Croácia Josip Simunic antes de expulsá-lo com o cartão vermelho. De acordo com as regras oficiais do esporte, o jogador deveria ter sido expulso assim que houvesse recebido o segundo cartão amarelo.

    Nessa ocasião o árbitro inglês Graham Poll (direita) acertou, marcando a falta do jogador Sam Sodje apenas uma vez (Phil Cole/Getty Images Sport/Getty Images)
  4. Coloque um pedaço de plástico adesivo sobre uma mesa, com o lado colante virado para cima. Posicione o cartão vermelho por cima do adesivo e corte-o em volta das bordas do cartão, deixando uma margem de cerca de 1 mm. Dobre as sobras do plástico adesivo por sobre as bordas do cartão. Coloque o outro lado do cartão sobre o adesivo e recorte um segundo pedaço, de mesmo tamanho, para cobrir essa outra face. Dobre novamente as sobras para cobrir o cartão por completo. Isso irá protegê-lo da chuva e faz com que a superfície dele possa ser limpa caso você o deixe cair no barro.

  5. Cubra o lado vazio do cartão amarelo. Obviamente, você não deverá colocar o plástico adesivo sobre a face que contém a tabela, pois fazendo isso você não conseguirá escrever nela.

Dicas

  • Faça dois cartões amarelos para cada jogo. Se você marcar muitas faltas, você pode acabar ficando sem espaço para anotar os números dos jogadores.

O que você precisa

  • Papel-cartão de cor amarela
  • Papel-cartão de cor vermelha
  • Tesoura
  • Plástico adesivo
  • Estilete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article