Mais
×

Como fazer seus próprios mapas com um sistema de navegação GPS

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria dos aparelhos de navegação GPS (sistema de posicionamento global) já vem equipada com seus próprios mapas. Muitos destes, porém, não têm cobertura e detalhes suficientes, mas você pode fazer seus próprios mapas seguindo alguns passos simples.

Instruções

Aparelhos de GPS são muito úteis, mas não podem fazer milagres (GPS in a man hand image by Olaru Radian from Fotolia.com)
  1. Baixe o programa GPS TrackMaker, um software gratuito disponível em seu site oficial (link logo abaixo).

  2. Abra a imagem do mapa e abra o programa TrackMaker. No menu "Tools" (ferramentas), selecione "Insert Map Image" (inserir imagem de mapa) e selecione a imagem que você deseja editar.

  3. Calibre o mapa clicando no botão "Map Adjust" (ajustar mapa) e mexendo no cursor para que a mira central cruze nas marcas de latitude -1 e longitude -91. Você também pode clicar para inserir as coordenadas. Repita as instruções para latitude 0 e longitude -90 e salve seu trabalho no formato suportado pelo GPS TrackMaker (.gem).

  4. Importe os dados do mapa baseados no Digital Chart of the World (veja link abaixo). Clique em "Download Data" (baixar dados) e selecione marcadores como ruas ou drenagem. Pressione em "Continue", depois em "Compute Data" (computar dados) e espere pelos arquivos.

  5. Importe os dados para o programa GPS TrackMaker. No menu "File" (arquivo), escolha "Merge File" (fundir arquivo) e selecione um dos marcadores que você baixou. Clique em "OK" e salve seu trabalho. Repita o procedimento para todos os marcadores que você baixou.

  6. Selecione e apague marcadores desnecessários e salve seu arquivo.

  7. Transfira o mapa para o seu receptor GPS. Baixe rotas e pontos de referência usando a ferramenta de interface GPS encontrada no menu principal do aparelho.

Dicas

  • Use a opção "Pencil" (lápis) para criar pontos de referência no mapa. O programa tem vários símbolos que você pode usar para descrever e localizar um lugar.
  • Se você encontrar vários marcadores em um só lugar, dê-lhes a mesma cor, linha ou nome.
  • Comece por mapas simples de lugares que você já conhece antes de partir para áreas mais detalhadas ou desconhecidas.

Aviso

  • Sempre observe o formato de seu aparelho GPS, pois o TrackMaker não dá suporte a todos os formatos.

O que você precisa

  • Sistema de navegação GPS
  • Computador
  • Acesso à internet
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article