Mais
×

Como fazer seus próprios panos de prato de algodão

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer panos de prato de algodão em casa é uma tarefa rápida, que pode dar um toque pessoal a qualquer cozinha. Eles podem ser presentes bem em conta para chás de panela e casamentos também. A máquina de costura é a ferramenta ideal para este trabalho, mas é possível costurar à mão. Panos de prato não precisam ser complicados, por isso são bons trabalhos para principiantes ou jovens costureiros. Caso pareça que o tecido vai encolher, faça uma pré-lavagem e secagem antes de cortar e costurar.

Instruções

Panos de prato (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

    Para fazer um pano de prato

  1. Meça um pedaço de tecido com 68 x 40 cm. Com 90 cm de tecido, é possível fazer dois panos de prato.

  2. Dobre 1,2 cm das beiradas de todo pano para que a aba fique do lado avesso. Alguns tecidos têm os lados bem definidos, então decida qual lado ficará para fora quando o pano de prato estiver pendurado na cozinha. Dobre e passe as beiradas. Comece pelos lados menores de 40 cm; em seguida, dobre os lados maiores.

  3. Dobre cada beirada uma segunda vez, mais 1,2 cm. Comece com os lados de 40 cm, em seguida, passe para os lados de 60 cm. Use um alfinete a cada centímetro da beirada para manter a dobra no lugar. Utilize um alfinete a mais nos cantos, se necessário. Certifique-se de que as pontas dos alfinetes estejam em direção ao centro do pano de prato.

  4. Utilize uma máquina de costura para fazer uma bainha (uma costura de 1,2 cm) em torno da toalha. Corra a toalha pela máquina com o lado avesso voltado para cima e costure no interior das dobras, que devem estar a cerca de 1,2 cm das beiradas do pano de prato. Costure para frente e para trás no início e no fim do pano para arrematar o ponto.

    Um pouco mais de criatividade

  1. Para dar um pouco de alegria ao pano de prato, coloque uma fita ou faixa decorativa. Coloque a fita entre as etapas 1 e 2. Coloque pelo lado direito do tecido, a três centímetros de uma das extremidades mais estreitas da toalha, prendendo-a com alfinetes em toda a extensão.

  2. Costure à máquina bem perto das beiradas da fita para prendê-la ao pano de prato.

  3. Continue a fazer a bainha do pano de prato.

Dicas

  • Se o pano de prato é para ser usado, e não apenas decorativo, escolha um tecido que seja absorvente. Também verifique se ele não solta cor, se é lavável à máquina e se a trama ou estampa não mostra facilmente as manchas.

O que você precisa

  • Máquina de costura
  • 90 cm de tecido grosso de algodão
  • 1 rolo de linha combinando com o tecido
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Ferro de passar
  • Tábua de passar
  • Alfinetes
  • 40 cm de fita lisa ou decorada
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article