Como saber o sexo de um aruanã

Escrito por sharin griffin | Traduzido por bruna mockffa
Como saber o sexo de um aruanã
O aruanã foi nomeado por causa de criaturas míticas, visto por alguns como um sinal de boa sorte e por outros como desgraça iminente (Henry Gan/Photodisc/Getty Images)

O aruanã, também conhecido como língua-de-osso, é uma espécie de peixe nativo do sul da Ásia. Os aruanãs são muito raros em outras partes do mundo, mas foram reproduzidos e estudados na Europa com êxito. Determinar o sexo de um requer atenção, pois eles não têm órgãos sexuais externos.

Instruções

  1. 1

    Examine o queixo do peixe. As fêmeas têm uma massa em seus queixos, e os machos não possuem essa característica física.

  2. 2

    Inspecione os dentes. Os dentes do aruanã são afiados e usados para dilacerar pequenas criaturas do mar. Os dentes da fêmea são mais nítidos e mais longos do que os dos machos. O maxilar das fêmeas também é mais amplo que os dos machos.

  3. 3

    Estude o tamanho dos olhos do peixe. As fêmeas têm olhos menores do que os machos.

  4. 4

    Observe o aruanã durante o acasalamento, se você tiver mais de um. O macho irá recolher os ovos com a boca depois que a fêmea os colocar. Se o seu peixe estiver carregando os ovos na boca, então ele é macho. Os machos também nadam junto com os ovos para fertilizá-los. Procure por um corrimento leitoso no peixe para determinar isso.