Mais
×

Como saber o sexo de um caracol

Atualizado em 17 abril, 2017

Alguns caracóis são hermafroditas, o que significa que possuem tanto órgãos sexuais femininos quanto masculinos. Neste caso, ambos se reproduzem. No entanto, alguns caracóis, comumente os da família Ampullariidae, são dioicos. Estes caracóis têm representantes do sexo feminino e masculino. Apenas os de sexo feminino produzem descendentes. Aprenda como saber se seu caracol é macho ou fêmea observando alguns sinais característicos.

Instruções

Menino ou menina? (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Remova com cuidado o caracol do seu habitat.

  2. Segure-o cuidadosamente entre os dedos, de cabeça para baixo. Mantenha-o nessa posição por 5-10 minutos, até que o caracol comece a estender o pé para ganhar ímpeto.

  3. Olhe dentro da cavidade direita na parte dianteira da concha, atrás da cabeça, com sua lupa. Se for um macho, haverá uma estrutura parecida com um saco entre as guelras e o saco pulmonar. Trata-se do pênis do caracol. Nas fêmeas, ele não existe.

  4. Repita a inspeção com intervalos de 10 minutos.

Dicas

  • Outra maneira de saber o sexo do seu caracol é colocá-lo em um habitat com outros caracóis. Se for um macho, ele tentará montar nos outros para reproduzir. Se for fêmea, será montada.
  • As diferentes espécies têm diferentes indicações de gênero. Quando os Pomacea diffusa estão prestes a reproduzir, por exemplo, seus ovários ficam marrons e são claramente visíveis através da concha.

Aviso

  • Não deixe seu caracol fora do habitat por muito tempo. Pode ser perigoso e prejudicá-lo.

O que você precisa

  • Lupa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article