Mais
×

Como fazer um sextante caseiro simples

Atualizado em 17 abril, 2017

O sextante é um dispositivo usado para medir o ângulo de altitude relativa de um objeto a uma linha horizontal de referência. Antes do advento do GPS, um navegador a bordo de um navio usaria um sextante para medir o ângulo de altitude de estrelas proeminentes, tais como a Estrela do Norte, para navegar de e para o porto de origem. Além de um sextante, um navegador que deseja conhecer a posição exata de seu navio precisa de um almanaque que detalhe a posição das estrelas e planetas ao longo do tempo, um método de medir o tempo em relação ao observatório que produziu o almanaque, e um método de calcular matematicamente a localização do navio com base nas medidas do sextante e cartas de navegação.

Instruções

Um sextante simples pode ser feito em casa em mais ou menos 15 minutos (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Alinhe a borda reta do transferidor à linha vermelha mais próxima da borda de 15 cm da ficha de anotações com a curva do transferidor no cartão. Trace a curva do transferidor com um lápis. Este segmento de linha será o "arco".

  2. Faça uma marca onde a cruz sobre o transferidor fica sobre o cartão. Este ponto será referido como o "centro".

  3. Gire o transferidor 90 graus, mantendo o centro alinhado à cruz do transferidor. A linha vermelha impressa na ficha de anotações deve passar pela marca de 90 graus do transferidor.

  4. Marque as medições de graduação em incrementos de 10 graus ao longo do arco. Rotule as medições dos graus ao longo do interior do arco começando com zero grau no centro do arco. Aumente em 10 graus até chegar a 90 graus na linha vermelha do cartão. Coloque pequenas marcas em medições de 5 graus entre os múltiplos de 10.

  5. Desenhe segmentos de linha que se estendem a partir do centro do círculo até cada medição de grau que é um múltiplo de 10. O padrão será semelhante a raios em uma roda de bicicleta.

  6. Corte seu sextante ao longo do arco.

  7. Desdobre o clipe de papel de modo que ele tenha um "gancho" de 180 graus em cada extremidade. Faça um buraco no centro do sextante com o clipe de papel.

  8. Enfie um gancho do clipe de papel no eixo da sextante e deslize a outra extremidade do gancho sobre a extremidade do arco do sextante. O clipe vai agir como sua agulha e deve oscilar livremente.

  9. Corte um pedaço de canudo com 15 cm de comprimento e prenda com fita adesiva ao longo da borda plana do sextante. O canudo é por onde você olha.

  10. Olhe pelo canudo a um objeto e leia o ângulo de altitude no ponto em que o clipe atravessa o arco do sextante.

O que você precisa

  • Transferidor de plástico transparente de 15 cm
  • Ficha de anotações pautada 10 x 15 cm
  • Lápis
  • Clipe de papel
  • Canudo
  • Fita
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article