×
Loading ...

Como fazer um shemagh

Atualizado em 20 julho, 2017

O shemagh é usado nos ambientes com clima desértico para proteger o rosto -- incluindo a cabeça, nariz e ouvidos -- das intempéries. Você pode criar seu próprio shemagh comprando um pedaço de tecido de algodão e enrolando-o da maneira tradicional ao redor de sua cabeça. Não são necessárias linhas ou materiais especiais, portanto, fazer a peça é uma solução simples, barata e fácil para qualquer ocasião em que você precise proteger sua cabeça de condições climáticas difíceis.

Instruções

O shemagh se origina do tradicional turbante (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha a cor e o estilo do tecido que você gostaria de usar para seu shemagh. Você pode escolher um estampado ou liso. Certifique-se de pegar um tecido suave, como o algodão. Será necessário um pedaço medindo 106 cm de largura por, pelo menos, 130 cm de comprimento, para um shemagh de tamanho médio; você também pode estender o comprimento para 193 cm, se quiser uma peça maior.

    Loading...
  2. Dobre o tecido no formato de um triângulo, dobrando-o na diagonal a partir do canto direito inferior e indo até o canto esquerdo superior.

  3. Coloque parte do tecido dobrado sobre sua testa e envolva-o ao redor da sua cabeça. Distribua o material de maneira que dois terços do tecido fiquem pendurados sobre o lado esquerdo de sua cabeça, com a ponta direita tocando a parte de cima do seu peito.

  4. Junte cerca de 7,5 cm do lado esquerdo da parte dobrada do tecido. Segure a ponta perto de sua bochecha e, então, com a mão direita, passe o tecido pelo rosto de forma a cobrir seu nariz. Envolva toda a sua cabeça até que o tecido fique sobre seu ombro esquerdo novamente.

  5. Puxe as duas pontas ao redor de suas têmporas e, então, amarre-as em um nó para manter o tecido no lugar. Teste se o shemagh está muito apertado ou frouxo até que fique confortável para você.

Loading...

O que você precisa

  • Pedaço de tecido

Referências

Loading ...
Loading ...