Mais
×

O que significa quando o cachorro está com o nariz escorrendo?

Atualizado em 21 novembro, 2016

É normal que cachorros fiquem com o nariz escorrendo depois de espirrar ou em algumas outras situações, mas a secreção nasal crônica e persistente pode ser sintoma de uma condição de saúde séria. Animais com nariz escorrendo por mais de um dia ou que tiverem secreção ou sangramento nasal severos devem ver um veterinário.

Animais com nariz escorrendo por mais de um dia ou que tiverem secreção ou sangramento nasal severos devem ver um veterinário (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Tipos

A secreção nasal transparente é chamada de "secreção serosa", e a turva é "mucóide". A secreção de sangue pelas narinas é chamada de epistaxe.

Origem

A maioria das secreções nasais vêm dos órgãos respiratórios superiores, incluindo os sinos nasais, cavidades nasais e área pós-nasal. Em casos menos comuns, a secreção pode vir dos olhos ou garganta.

Causas

A causa mais frequente são problemas dentários ou infecção dos órgãos respiratórios superiores. O nariz escorrendo pode ser causado por ácaros, pneumonia crônica ou muitas outras condições. Apenas um veterinário pode identificar por que o cachorro está com esse sintoma.

Prevenção

Todos os cachorros ficarão com o nariz escorrendo em algum momento de suas vidas, mas essa situação pode ser evitada mantendo-os em ambientes limpos e aquecidos.

Tratamento

Na maioria dos casos não é necessário procurar o veterinário. Se uma infecção por fungos ou bactérias for identificada, ele receitará medicamentos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article