O que significa o descoloração dos pelos das patas dos cães?

Escrito por angela brady | Traduzido por claudio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa o descoloração dos pelos das patas dos cães?
Cães de cor clara apresentam sinais mordedura (dog image by Ergün Özsoy from Fotolia.com)

Os cães podem sujar-se muito rapidamente, especialmente se forem de cor clara. Na maioria das vezes, a descoloração do pelo é o resultado de algo que eles tenham aprontado. Poeira, lixo e diversos tipos de sujeira que os cães parecem atrair podem deixar manchas feias e difíceis de remover do pelo claro, mas é fácil reconhecê-las. No entanto, se o seu cão tiver manchas cor-de-rosa nas patas, pode ser um sinal de infecção de pele.

Outras pessoas estão lendo

Causas da descoloração

Os proprietários de cães brancos ou de cor clara podem ocasionalmente notar uma descoloração repentina no pelo de seu animal, tornando-o cor-de-rosa. Isto significa que uma enzima encontrada nas membranas mucosas do cão está reagindo com o oxigênio e manchando o pelo. Quando as manchas estão sob os olhos, elas são chamadas de manchas de lágrima, e são o resultado de olhos lacrimejantes que escorrem para os pelos. Quando essa coloração é encontrada em outra parte do corpo, significa que o cão mastigou sua pele fazendo com que sua saliva reagisse com o pelo e a exposição ao oxigênio causando a mancha.

Causas da irritação

Qualquer coisa que coce pode desencadear um episódio de mordedura. Quando as patas são a parte do corpo em questão, a causa mais comum é uma infecção cutânea leve causada pela umidade entre os dedos, especialmente em cães que nadam. Às vezes, a irritação é causada durante alguns dias por um objeto estranho ou rebarba que se enrosca nos pelos ou entre as almofadas da pata ou até mesmo ao andar no asfalto quente. Os espaços entre os dedos dos pés e entre as almofadas também são o esconderijo favorito para pulgas e carrapatos.

Em casa

Examine cuidadosamente as patas do seu cão, separando os dedos e as almofadas. Verifique se há pulgas, carrapatos, pedaços de vidro, pedras ou qualquer coisa que não deveria estar lá. Retire o que você encontrar com cuidado, e lave as patas cuidadosamente com água e sabão. Partindo do princípio que seu cão já tenha mastigando a pata o tempo suficiente para causar a descoloração, provavelmente a pele estará vermelha e inflamada, e pode apresentar um ligeiro inchaço, uma aplicação generosa de pomada antibiótica é uma boa ideia. Se você não encontrar uma causa óbvia para a coceira, uma visita ao veterinário será necessária.

No veterinário

O veterinário provavelmente examinará o cão para saber se tem ácaros, e limpará completamente a pata com uma escova cirúrgica. Ela será seca e envolvida com um pó de secagem para afastar todos os vestígios de umidade, e talvez seja levemente enfaixada durante o resto do dia. Se o seu cão começar a mastigar o curativo, o veterinário irá enviá-lo para casa com um colar elisabetano para manter a pata fora de seu alcance. Se a irritação for grave o suficiente a ponto da pele estar esfolada ou rompida, o veterinário irá prescrever um ciclo curto de antibióticos para prevenir qualquer infecção que possa ocorrer.

Prognóstico/prevenção

O prognóstico para problemas de pele geralmente é bom, especialmente para os casos agudos provocados por objetos estranhos. Se os culpados forem os parasitas, aderir a um plano de tratamento completo os eliminará rapidamente. Já se as causadoras forem a infecção crônica da pele ou a alergia, mudanças na dieta e estilo de vida podem manter a condição sob controle e reduzir a ocorrência das inflamações. Infelizmente, o pelo descorado não sai - a única maneira de se livrar dele é cortando-o. Para evitar problemas futuros, sempre seque as patas do seu cão completamente após a exposição à umidade. Uma dose preventiva mensal de remédio anti-pulgas e carrapatos irá manter os parasitas longe, e uma verificação regular das patas permitirá que você descubra objetos estranhos antes que eles se tornem um problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível