Mais
×

O que significa dimensionamento nominal

Atualizado em 17 abril, 2017

Em vários setores industriais, especialmente quando se lida com a fabricação, são utilizados vários tipos de medições. O dimensionamento nominal é uma técnica utilizada industrialmente para identificar um tipo específico de medição. Esses diversos setores industriais dependem da compreensão dos vários tipos de leituras tridimensionais para realizar seu trabalho.

As dimensões nominais são utilizadas no setor de construção (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Definição

A dimensão nominal é uma medida aproximada ou arredondada utilizada e reconhecida nos setores de comércio, mas, na verdade, é diferente da dimensão real. De acordo com o site "Dictionary.com", a palavra "nominal" significa "ser somente em nome". Isso faz uma alusão à natureza enganosa dessas dimensões, que não são realmente os valores dimensionais que elas expressam.

Setores

Os setores industriais, muitas vezes, incorporam o uso de dimensões nominais em seus processos. Isso permite que o setor compartilhe uma dimensão comum que possa funcionar como padrão universal na indústria. Os setores madeireiros e de construção são conhecidos pelo uso das dimensões nominais, bem como os setores de fábricas industriais.

Exemplos

Nos setores madeireiros e de construção, as dimensões nominais são utilizadas ​​para descrever medidas do que é conhecido como "ripas de cinco por dez" Embora as medições mostradas indiquem que a madeira foi cortada a 5 cm por 10 cm, de fato, a madeira é cortada em até 4 cm e 9 cm. Da mesma forma, no setor de manufatura industrial, particularmente com usinagem CNC, os valores nominais são usados ​​e refletem o valor comum mais próximo do material especificado.

Outros tipos de dimensões

No setor industrial, outros métodos de dimensionamento são notáveis. Essas dimensões são utilizadas ​​com frequência na operação de máquina CNC ou na precisão do material de corte. Estes tipos dimensionais são: a faixa de tolerância, um limite alto e baixo permitido para um corte específico; a dimensão média, um valor mediano entre as bandas de alta e de baixa tolerância; e a dimensão do alvo, a medida que é ideal para o corte e, frequentemente, a mesma da média.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article