O que significa a dor na região do cólon ascendente?

Escrito por writing_a_new | Traduzido por bruna latronico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa a dor na região do cólon ascendente?
O cólon ascendente está no lado direito do abdome, e a dor localizada pode indicar colite (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O cólon é um órgão importante no sistema digestório. O órgão é dividido em ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, sigmoide e reto. A dor nele pode ser causada por vários motivos, entretanto, a dor localizada na região ascendente tem como principal causa uma doença conhecida como colite. A colite é caracterizada pela inflamação do cólon ascendente.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de colite

A inflamação do cólon pode ser causada por uma série de infecções e doenças. As principais causas são: as colites infecciosas, causadas por vírus e bactérias de intoxicação alimentar; a colite isquêmica, causada por aterosclerose nas artérias locais; a doença inflamatória intestinal, causada por doenças autoimunes como retocolite ulcerativa e doença de Crohn; e, finalmente, a colite química, causada por exposição da mucosa do cólon a produtos tóxicos e irritativos.

Sintomas de colite

Os sintomas são variáveis e determinados pelo tipo de colite presente no corpo. Entretanto, os dois principais sintomas e mais frequentes são: a dor abdominal, especialmente na região do cólon ascendente, e a diarreia. Pode haver sangramento nas fezes e dor ao evacuar, acompanhada de febre baixa e calafrios. Caso a infecção seja grave, ela poderá causar uma necessidade constante de defecar.

Quando procurar um médico

Quando os sintomas estiverem leves, eles podem ser caracterizados por curtos episódios de diarreia. Em tais casos, não existe muita dor associada. Entretanto, se a diarreia persistir por longos períodos, você poderá precisar de auxílio médico. Se houver febre persistente, desidratação, aumento de dor abdominal ou presença de sangue nas fezes, o médico deverá ser procurado.

Diagnóstico

De acordo com o eMedicinehealth, o diagnóstico tipicamente começa com a discussão do histórico médico. Condições como a doença de Crohn são geralmente hereditárias e ajudam a explicar a dor. É importante que o médico saiba sobre todos os sintomas, seu surgimento e duração. Se existe sangue nas fezes, o médico poderá checar por áreas dolorosas no abdome. Alguns dos exames prescritos pelo médico para fazer um diagnóstico definitivo são: hemograma completo, teste de ureia no sangue, exame de fezes e um teste para verificar se há anormalidades eletrolíticas.

Tratamento

O tratamento da colite depende da causa. Para infecções causadas por vírus e bactérias, medicamentos específicos serão prescritos pelo médico. A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa tem esquemas de medicamentos, corticoides e dieta regulada. Na colite isquêmica, fluidos intravenosos precisam ser administrados prevenindo desidratação, além de medicamentos para restaurar a irrigação sanguínea para os intestinos. Em alguns casos, poderá ser necessária cirurgia para retomar a circulação ideal no órgão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível