×
Loading ...

O que significa quando as escamas do seu kinguio começam a desbotar?

Atualizado em 22 julho, 2017

As escamas dos kinguios domésticos podem desbotar por uma série de fatores. Se você possui um kinguio e tem notado mudanças de cor em suas escamas, é importante estar ciente das diferentes razões que podem ser o motivo disto estar ocorrendo, a fim de conhecer a melhor forma de cuidar do seu animal de estimação.

Muitos kinguios jovens e saudáveis são brilhantes e colororidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pouca luz

Muito parecidas com a pele humana, as escamas dos kinguios contêm células especiais que liberam um pigmento quando expostas à luz. Se um kinguio é mantido em escuridão total ou sob luz muito fraca, o pigmento não será liberado e a cor do peixinho vai desaparecendo. Na ausência de luz, alguns kinguios podem se tornar quase completamente brancos. Mas se expostos novamente à luz, o kinguio que teve sua coloração alterada consegue gradualmente recuperar a pigmentação de suas escamas. A luz solar, ao contrário da luz artificial, é mais eficaz para estimular a pigmentação dos kinguios.

Loading...
Muito parecidas com a pele humana, as escamas dos kinguios contêm células especiais que liberam um pigmento quando expostas à luz (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pigmentos insuficientes na dieta

O kinguio adquiri os pigmentos vermelhos, chamados carotenoides, de seus alimentos. Alguns alimentos ricos em carotenoides que o peixe consome na natureza são o camarão e a espirulina (que é um tipo de alga). Alguns alimentos para peixes comercializados contêm carotenoides e outros ingredientes que aumentam o brilho e a cor das escamas. Leia os rótulos para encontrar um alimento que seja feito especialmente para melhorar a cor delas, e verifique se dentre os ingredientes há espirulina. Alimente seu peixe regularmente para manter a saúde e coloração do animal.

O kinguio adquiri os pigmentos vermelhos, chamados carotenoides, de seus alimentos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Doenças

Uma vasta variedade de infecções fúngicas, bacterianas e virais podem ser a causa do desaparecimento da coloração de um kinguio, ainda mais se essa mudança for súbita. Assim como uma doença humana, a doença do peixinho pode ser reconhecida por uma combinação de sintomas. Procure outros sinais de que o seu kinguio não está bem, como manchas ou marcas no corpo, inchaços, guelras vermelhas ou sangramentos. Tente perceber mudanças de comportamento, bem como a interrupção da alimentação e dos movimentos. Observe o seu peixe com cuidado e também não se esqueça de manter um ambiente limpo e saudável para que ele possa, em todos os momentos, conseguir reter sua coloração.

Uma vasta variedade de infecções fúngicas, bacterianas e virais podem ser a causa do desaparecimento da coloração de um kinguio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Algumas mudanças são naturais

As escamas de todos os kinguios tendem a mudar de cor com certa idade. A vida útil de um peixe ornamental pode variar drasticamente, mas um kinguio saudável e bem cuidado, pode viver por algumas décadas. Em um certo momento durante a vida de um peixe, as escamas podem desbotar, assim como o cabelo humano tende a ficar branco. Isso pode ocorrer de repente. Os azuis e negros tendem a desbotar mais do que os laranjas e vermelhos. Alguns aquaristas afirmam que manter os kinguios mais velhos em águas mais quentes ajuda a reduzir esse efeito, porém nada comprovado cientificamente.

As escamas de todos os kinguios tendem a mudar de cor com certa idade (Dana Neely/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...