Tecnologia

O que significa "extensão de arquivo inválida" ao postar imagens?

Escrito por tommy charles | Traduzido por liana fernandes

A mensagem de erro "extensão de arquivo inválida" pode ser extremamente frustrante quando um usuário quer enviar uma imagem para um site de rede social ou de hospedagem de imagens. A extensão serve a um propósito fundamental na maioria dos sistemas operacionais e é igualmente importante para aplicativos online que permitem a transferência de arquivos. Felizmente, há uma maneira fácil de entender os motivos para erros relacionados à extensão de arquivos e uma solução igualmente simples.

Outras pessoas estão lendo

Extensões de arquivo

A extensão de arquivo é uma curta identificação no final do nome do arquivo. Algumas extensões bastante encontradas são .txt, .pdf, .jpeg e .doc. Como cada arquivo está vinculado a um determinado programa, a extensão ajuda o sistema operacional a decidir como abri-lo. Dessa forma, os arquivos armazenados no computador ficam organizados. No entanto, nem todo sistema operacional utiliza extensões de arquivo, o exemplo mais notável é o Linux. Serviços online, como hospedagem de imagens, possuem uma lista específica de formatos os quais suportam.

Extensõe de arquivo mais comuns

Alguns tipos de imagens são usados com maior frequência em páginas da web e aplicativos. Por exemplo, o formato .png é amplamente utilizado na internet para imagens pequenas. Os formatos mais aceitos para upload em redes sociais como Facebook e sites de hospedagem de imagens são: .tiff, .gif, e .jpeg. Esse último, em especial, é um favorito em sites como esses, pois costuma ser mais leve que os outros.

Formatos não suportados

Existem vários motivos para um website não permitir o envio de alguns formatos de imagem. Por exemplo, alguns formatos produzem imagens de alta qualidade, mas muito pesadas. Esses tipos de imagens rapidamente ocupariam todo espaço da base de dados de um website e causariam problemas aos servidores. Além disso, arquivos específicos de algum programa, como a extensão .psd do Photoshop, não são aceitas por esses sites, pois necessitam de um software especial para abri-las, enquanto outros formatos não.

Como resolver

Websites que aceitam upload de imagens geralmente apresentam uma lista de formato aceitos diretamente abaixo do botão "Enviar" ou "Procurar". Para conferir a extensão de uma imagem no Windows, simplesmente clique com o botão direito e selecione "Propriedades". Se a imagem em questão for de formato incompatível, existem diversos softwares livres e comerciais que podem abri-la e convertê-la em outro tipo. Lembre-se de que o formato .jpeg é o mais amplamente aceito.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media