O que significa "FLH" em uma motocicleta Harley Davidson?

Escrito por rob wagner | Traduzido por weber figueiredo
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O que significa "FLH" em uma motocicleta Harley Davidson?
A designação FLH em motocicletas Harley-Davidson (Harley-Davidson Motor Company)

A motocicleta Harley-Davidson FLH, fabricada pela Milwaukee-based Harley-Davidson Motorcycle Company, teve origem em 1949, com o modelo de turismo Hydra-Glide, assim chamado por seus garfos telescópicos hidraulicamente amortecidos. Desde o lançamento da Hydra-Glide, os modelos Electra-Glide e Duo-Glide também foram produzidos e possuem a designação "FLH". As motocicletas "FLH" continuaram em 2009, como as Electra-Glides.

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Origem

Todas as motocicletas Harley-Davidson de turismo, equipadas com os grandes motores Big-Twin e grandes garfos telescópicos, são modelos FL. As letras "FL" simplesmente designam uma série introduzido em 1941. Essas grandes motos eram equipadas com o motor do famoso fabricante de motocicletas (nos anos 1936-1947) "Knucklehead", cujo nome simboliza a forma excêntrica de suas tampas de válvula. O motor "Panhead" foi introduzido em 1948, assim chamado pelo novo formato de tampas de válvula. No ano seguinte, o modelo FLH foi produzido.

Primeira FLH

A FLH Hydra-Glide, de 1949, foi equipada com motor V-Twin de dois cilindros de 74"³. Identificado como Hydra-Glide, devido ao seu novo sistema de suspensão dianteira, possuía uma distância entre eixos de 1,5 m. A tecnologia hidráulica deu à série "FL" sua designação de "H". Até 1951, a Hydra-Glide foi operada com uma marcha manual e pedal de embreagem. A configuração foi revogada em 1952, com um pedal de marcha e embreagem manual. As versões com marcha no pedal são identificadas como "FLHF".

Atualizações

A Harley FLH de 1955-57 ainda ostentava um motor de 74"³, combinado com cabeças de alta compressão e orifícios polidos, gerando 55 cavalos de potência. A distância entre eixos foi ligeiramente esticada em 1 cm. Os compradores ainda podiam encontrar o modelo antigo com marcha manual e pedal de embreagem, como uma opção em 1978.

Duo-Glide

O modelo de 1958 trouxe um novo quadro que possuía um braço oscilante traseiro, suspenso por dois componentes da suspensão do tipo "coil-over-shock". A nova suspensão atribuiu à série FL o apelido de Duo-Glide, substituindo o Hydra-Glide. O Duo-Glide permaneceu sendo um modelo FLH.

Aspectos

O Duo-Glide de 1958-65 continua sendo das mais belas motos Harley-Davidson, com uma combinação quase perfeita do motor Panhead e quadro luminoso. Ele apresentava um velocímetro incomum, que baixava os zeros para ler 1 a 12 para eliminar qualquer desordem. Foi equipado com um escape duplo "rabo de peixe", tanque de óleo cromado, pedal de partida e manoplas. Embora equipada com nova suspensão traseira, ainda possui o assento saltado.

Shovelhead

A "Shovelhead", novamente nomeada pelo formato da tampa de válvula, substituiu a Panhead em 1966, com um motor de 1200cc, que foi atualizado em 1978 para 1340cc. No ano anterior à estreia da Shovelhead, a Electra-Glide foi lançada com partida elétrica, eliminando a necessidade do "kick" para dar partida. Usando o mesmo motor de 74"³ como nos modelos anteriores, a Shovelhead conta com 60 cavalos de potência.

Electra-Glide

A FLH Electra-Glide substituiu a Duo-Guide. Uma versão não convencional, com uma frente parcialmente coberta da moto (para reduzir a resistência do ar), foi produzido de 1977 a 1982, como a FLHS Electra-Glide. A FLHR Road King foi lançada em 1994.

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