O que significa quando um hamster anão começa a perder pelo?

Escrito por kimberly caines Google | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa quando um hamster anão começa a perder pelo?
Observar seu hamster com atenção pode ajudá-lo a detectar anormalidades (roborowski zwerghamster image by Linda Brotkorb from Fotolia.com)

Descobrir o que está fazendo com que seu hamster anão perca seu pelo é essencial para sua saúde e bem estar. Perda parcial ou total de pelo em hamsters às vezes pode ser uma indicação de uma doença que apresenta risco de vida. Além disso, a condição pode ser combinada com sintomas desagradáveis, como coceira e desnutrição. Descobrir a fonte do problema pode ajudá-lo a fornecer os cuidados e tratamento adequados ao seu hamster, além de melhorar sua qualidade de vida.

Outras pessoas estão lendo

Causas de perda de pelo não relacionadas a doenças

Assim como os humanos, os hamsters podem perder seu pelo devido à idade avançada. Outras causas para essa condição incluem esfregar constantemente seu corpo contra o alimentador ou dos lados de sua gaiola. Se seu hamster anão possui companheiros de gaiola, eles podem estar mastigando seu pelo ou podem estar brigando, o que também leva à perda do pelo. Outra razão para isso em hamsters anões pode ser uma deficiência nutricional, como falta de proteína ou vitamina B. Seu veterinário pode recomendar uma mudança de ambiente ou um ajuste na dieta.

Ácaros

Os ácaros podem ser os culpados pela perda de pelo do seu hamster. Esses parasitas cutâneos fazem com que a pele do seu animal de estimação escame e coce. Seu hamster pode se coçar e morder constantemente, resultando em feridas em sua pele. Como os ácaros são contagiosos, seu veterinário pode aconselhar que você isole o hamster afetado. Além disso, ele pode prescrever um tratamento contra ácaros e recomendar que você limpe a gaiola do animal semanalmente para evitar uma nova infestação.

Micose

Uma infecção de micose pode fazer com que seu hamster anão apresente áreas sem pelo em volta dos seus olhos, orelhas, nariz e possivelmente nas costas. Seu hamster pode ter sido contaminado através de outro hamster infectado, de uma pessoa infectada ou por contaminação da estratificação. Seu veterinário examinará o hamster para diagnosticar a condição. Ele pode receitar um tratamento com medicações antifúngicas, esfoliantes com iodo e suplementos minerais e vitamínicos. Isolar o hamster e cuidar dele com luvas descartáveis também é recomendado.

Diabetes

Assim como os humanos, os hamsters anões podem desenvolver diabetes. Um hamster diabético pode perder seu pelo nas patas e no abdômen. Além disso, ele beberá muita água e urinará frequentemente. Ele pode parecer muito ativo ou dormir muito e seu peso pode variar. Seu veterinário pode recomendar que você mude a dieta do seu hamster para retirar o açúcar. Como a desidratação é possível, ele também pode sugerir que você acrescente uma solução eletrolítica oral à água do animal.

Tumores

O linfoma de células T é um tipo de tumor que afeta a pele do seu hamster. Sua pele pode ficar inflamada e você perceberá pontos sem pelo, devido à perda do mesmo. Os tuumores em hamsters devem ser detectados cedo, se não alguns deles poderão se tornar malignos. Seu veterinário pode examinar seu hamster para fazer um diagnóstico e talvez seja necessária a realização de uma cirurgia para remover o tumor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível