O que significa medicamento de liberação prolongada?

Escrito por angelique sanders | Traduzido por claudio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa medicamento de liberação prolongada?
Muitas fórmulas (http://www.sxc.hu)

Comprimidos de venda livre se apresentam em muitas fórmulas, tais como os de liberação por tempo, liberação controlada, liberação prolongada, liberação retardada ou liberação sustentada. Como funciona a liberação por tempo, e quais são suas vantagens e desvantagens? O que você deve saber antes de escolher uma fórmula de liberação padrão ou por tempo? Se é um medicamento com receita, por que o médico escolheu esta fórmula?

Outras pessoas estão lendo

Terminologias diferentes, processos idênticos

A tecnologia de liberação por tempo tem alguns nomes alternativos que se referem ao mesmo processo: liberação sustentada, liberação controlada, liberação prolongada, liberação programada, liberação por tempo ou a liberação contínua. Esses termos podem ser usados ​​indistintamente e muitas vezes são expressos nas embalagens com apenas as duas primeiras letras após o nome da medicação, como por exemplo o Mucinex LP. Os termos acima referidos são intercambiáveis​​, mas cuidado com os similares: lançamento atrasado não é a mesma coisa que liberação prolongada, por exemplo.

Para que servem

Fórmulas de liberação por tempo são versões melhoradas e especialmente desenvolvidas da droga que atrasam a liberação do seu ingrediente ativo, de tal modo que seja absorvido pelo corpo ao longo de um determinado período de tempo. Um fármaco desta fórmula pode ter efeitos que duram até que a próxima dose seja tomada. Isto pode ser importante em situações em que o medicamento se destina a evitar problemas, tais como analgésicos, indutores do sono ou medicamentos que detêm efeitos colaterais desagradáveis ​​de doenças ou distúrbios. Frequentemente os medicamentos mantêm os níveis desejados na corrente sanguínea ao invés de causarem um "choque" inicial, e então diminuem a intensidade.

Fórmula de liberação retardada

Fórmulas de liberação retardada não são iguais a qualquer um dos termos mencionados acima e não têm as mesmas propriedades de absorção ao longo de um período de tempo. Comprimidos de liberação retardada têm revestimento entérico, o que permite que a droga passe de forma segura através do estômago, onde os sucos gástricos normalmente poderiam destruir seu revestimento e a liberação da droga pode causar sérios danos. Embora a embalagem possa ter a mesma aparência e os nomes serem muito similares, preste muita atenção no que você está comprando.

Como agem

Há muitas maneiras de fornecer ingredientes ativos em doses de liberação por tempo. O primeiro é incorporá-los em uma rede de substâncias as quais o corpo dissolve lentamente, de tal modo que o ingrediente ativo desprenda-se da cobertura de forma lenta e constante. O outro é fazer o comprimido inchar para formar um gel com uma superfície quase impenetrável, momento em que o medicamento sai lentamente da camada semipermeável. O medicamento pode ter um revestimento sobre o ingrediente ativo ou pode conter pequenas esferas de libertação por tempo, revestidas individualmente. Alguns compostos não requerem ajuda especial para ter propriedades de liberação por tempo, já que o ingrediente ativo é absorvido lentamente pela corrente sanguínea devido às suas próprias propriedades.

Desvendando os códigos das embalagens

Aqui está a chave para as abreviações de duas letras encontradas em muitas caixas de medicação. Se ele não tiver essas siglas ou o termo por extenso na embalagem é por que trata-se de um remédio tradicional de "liberação imediata." A maioria destes termos têm relevância sobre a forma como seu corpo lida com a droga, fique atento com relação à terminologia ao selecionar uma droga. Se você não souber o que significa um determinado termo, pergunte ao farmacêutico.

DA: absorção retardada DR: liberação retardada CE: revestimento entérico ER: liberação entérica GC: grânulos dentro de cápsulas SR: liberação lenta SSR: liberação sustentada

Danificando as propriedades do comprimido

Como alguns comprimidos de liberação de tempo dependem de micro esferas (pequenas esferas revestidas) para terem suas propriedades de liberação de tempo, é muito importante que essas pílulas não sejam esmagadas ou até mesmo divididas, pois isso afetaria sua potência imediata. Comprimidos de libertação retardada também não devem ser danificados porque seu revestimento entérico pode se romper, o que causaria sérios danos ao estômago. Antes de dividir os comprimidos, contate o seu médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível