O que significa PG-13?

Escrito por caleb schulte | Traduzido por daniela afonso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa PG-13?
Classificação PG-13 (film illustration image by Pachanga from Fotolia.com)

O sistema de classificação do cinema facilita avaliar a adequação do conteúdo de um filme antes de voce se sentar para assistí-lo. A classificação PG-13 é uma das cinco que a Motion Picture Association of America emite para todos os filmes lançados nos Estados Unidos.

Outras pessoas estão lendo

História

Quando o cinema ainda estava no início, nos Estados Unidos os filmes eram submetidos a mais de 40 tipos de censura nos níveis local, municipal e estadual. Se um lançamento quisesse ter alguma chance de ser visto por todo tipo de público, os cineastas teriam que aderir aos padrões de cada uma dessas classificações de censura diferentes, ou enfrentariam as consequências de serem banidos de uma delas.

História da MPAA

A Motion Picture Association of America (MPAA) foi fundada em 1922, quando era chamada de Motion Picture Producers and Distributors of America. Ela foi criada como uma tentativa de auto-regulação da indústria cinematográfica para aderir aos padrões da multiplicidade de mercados. Em 1968, a MPAA desenvolveu um primeiro sistema de classificação de filmes, que mudou várias vezes ao longo dos anos até tornar-se o que conhecemos hoje em dia, com as avaliações G, PG, PG-13, R e NC-17.

A criação do PG-13

Em 1984, dois filmes causaram tumulto entre os pais devido ao seu conteúdo violento: Gremlins e Indiana Jones e o Templo da Perdição. Já que Stephen Spielberg era associado aos dois filmes, ele questionou ao presidente da MPAA sobre talvez adicionar uma nova classificação. Ele sugeriu as classificações PG-13 ou PG-14, que melhor definiriam os filmes com um conteúdo pouco mais adulto do que PG, mas não tão adulto quanto os filmes classificados como R.

O que significa PG-13

A classificação PG-13 tem como subtítulo "Algumas cenas podem ser inapropriadas para menores de 13 Anos". Isso significa que o filme pode ter um conteúdo mais abrangente do que um com a classificação PG (livre), no que diz respeito a violência, linguajar, sensualidade, nudez e outras atividades adultas. Até mesmo uma breve cena com uso de drogas geralmente leva um filme instantaneamente à categoria PG-13. Pode haver uma cena curta de nudez em um filme com essa classificação, mas geralmente não inclui sexo. A violência normalmente é menos frequente e explícita do que a existente em um filme com classificação R e o linguajar explícito é reduzido para se encaixar à classificação.

Como um filme recebe a classificação

Um filme é classificado como PG-13 pela Administração de Avaliação e Classificação da MPAA, ou pelo Conselho de Classificação. Esse órgão votará sobre o conteúdo para decidir se seria considerado adequado para a maioria dos pais americanos classificar o filme como PG-13. Para prosseguir e atribuir a classificação ao filme, a votação deve ter vencer por uma maioria superior a dois terços.

Esclarecimento

A classificação PG-13 não tem nada a ver com o público-alvo. O conteúdo de um filme com essa avaliação pode ser direcionado para os adolescentes, mas não é necessariamente o caso. Obras voltadas para adultos muitas vezes recebem essa classificação. Além disso, a qualidade do filme não tem nada a ver com o PG-13. Tanto filmes ganhadores do Oscar quanto obras lançadas diretamente em vídeo podem ter essa classificação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível