O que significa um SGOT aumentado em um teste de função hepática ?

Escrito por kim norton | Traduzido por r spol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa um SGOT aumentado em um teste de função hepática ?
Um teste de função hepática é feito para detectar, diagnosticar, avaliar e monitorar a presença de doença hepática e danos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Um teste de função hepática é feito para detectar, diagnosticar, avaliar e monitorar a presença de doença hepática e/ou danos. Há um certo número de condições diferentes e danos que podem afetar o fígado. Os resultados de um teste de função hepática fora da faixa normal podem ou não significar que você possui uma hepatopatia ou outras lesões, mas já que a doença hepática pode ser assintomática, o teste é fundamental.

Outras pessoas estão lendo

Como é feito um teste de função hepática?

Em um teste de função hepática é feita a retirada de sangue do braço seguida de análise. O seu médico pode pedir que você fique em jejum antes do teste e não faça uso de certos tipos de medicação. Uma LFT verifica a presença e os níveis de certas enzimas e proteínas no sangue. O quão altos ou baixos os níveis são pode indicar um problema com o seu fígado.

O teste SGOT

O teste SGOT (transminase glutâmica oxalacética sérica), também conhecido como um teste da AST - que é uma enzima hepática - mede a quantidade de uma enzima chamada transaminase glutâmica-oxaloacética ocorrendo no seu sangue. Essa enzima encontra-se normalmente no fígado, nos músculos do coração, nos músculos e nas células vermelhas do sangue. Quando essas células sofrem danos, liberam a enzima no sangue.

Os níveis do SGOT são medidos para verificar o funcionamento do seu fígado, rim, coração, pâncreas, músculos e células vermelhas do sangue e também se os medicamentos que você toma podem acarretar dano para a função hepática.

Níveis normais no teste SGOT

Os níveis de SGOT normais para a maioria dos adultos varia de 0 a 35 unidades por litro. Mas, mesmo que ele esteja normal, mais testes podem ser necessários. Isso se dá principalmente se você estiver sendo testado para a hepatite C (que pode, por vezes, mostrar níveis normais no SGOT)

Níveis aumentados de SGOT

Ainda que um SGOT levemente elevado seja uma razão para o médico pedir exames, um SGOT alto pode indicar dano hepático.

O que pode causar um SGOT alto?

As causas para níveis elevados de SGOT podem incluir: hepatite, infecção viral, mononucleose, colecistite de toxinas provenientes de drogas, álcool e câncer. As causas podem também indicar miopatia por trauma ou uma doença muscular tal como distrofia ou polimiosite. Isso pode indicar problemas renais, de coração ou pancreáticos, ou uma destruição das células vermelhas do sangue.

Um SGOT alto também pode refletir em determinados medicamentos, incluindo certos medicamentos para baixar o colesterol, anti-inflamatórios, antifúngicos e alguns antibióticos, como a eritromicina.

Como lidar com um nível elevado de SGOT

Um nível de SGOT aumentado exige mais testes. Seu médico exigirá, provavelmente, um espectro completo de testes de função hepática para um diagnóstico adequado de muitas doenças hepáticas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível