Saúde

O que significa "testosterona livre" ?

Escrito por andy osborne | Traduzido por jose airton almeida neto
O que significa "testosterona livre" ?

A testosterona livre geralmente é medida através de testes sanguíneos

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Testosterona livre é o termo utilizado para se referir a quantidade de testosterona na corrente sanguínea, geralmente examinada em homens com determinados estados de saúde. De acordo a Associação Americana de Química Médica (AACC), a testosterona livre representa apenas 25 % da testosterona na corrente sanguínea de um homem comum. O teste da testosterona livre é frequentemente feito por uma variedade de razões médicas, geralmente (mas não sempre) em homens. Entender o que é a testosterona livre, assim como sua função e significado, é essencial para entender o papel que ela exerce na saúde em geral.

Significado

A AACC define a testosterona livre como uma testosterona da corrente sanguínea que não está ligada a nenhum outro composto químico. Um tipo similar de testosterona, ligado de forma fraca a um composto químico chamado albumina, é frequentemente medido em testes sanguíneos junto à testosterona livre para obter a medição da testosterona biodisponível. A testosterona biodisponível responde por apenas uma pequena parte do total de testosterona. Muito da testosterona presente no corpo está ligada a outros compostos químicos, como a globulina.

Função

De acordo com o Centro de Deficiência de Testosterona, a testosterona livre é um elemento integral que faz parte de um quadro geral da saúde humana. Medido especificamente através de um teste sanguíneo, o nível de testosterona livre no corpo pode ser uma ferramenta importante para médicos. A medição de testosterona livre pode dar a um médico uma boa noção se o funcionamento hormonal de uma pessoa está normal ou não. A AACC afirma que tanto mulheres como homens precisam realizar testes de testosterona livre, pois uma pequena quantidade é necessária para o equilíbrio hormonal.

Importância

De acordo com o AACC, a medição do nível de testosterona livre é na verdade um método indireto de se medir um indicador de saúde bem mais importante: o nível de globulinas ligadoras de hormônios sexuais (sigla inglesa para "Sex Hormone Binding Globulin") presente na corrente sanguínea. Saber a quantidade de testosterona biodisponível existente na corrente sanguínea possibilita dizer quantas estão relacionadas ao SHGB. O baixo nível de SHGB tem sido atribuído ao uso de esteroides, ao hipotireoidismo (ou diminuição do funcionamento da tireoide) e à obesidade. Os altos níveis de SHBG, por outro lado, podem indicar hipertireoidismo, cirrose e o uso de estrogênio, de acordo com a AACC.

Teorias e especulações

Além das doenças listadas acima, a testosterona livre, de acordo com muitos endocrinologistas, também está relacionada — ainda que pouco — a outros problemas de saúde, principalmente em homens. A falta de energia, a diminuição da libido e os problemas de humor vêm sendo relacionados aos baixos níveis de testosterona. Entretanto, o Centro de Deficiência em Testosterona afirma que muitos endocrinologistas consideram que esses sintomas não são específicos ao caso e nem podem ser diretamente relacionados aos níveis de testosterona livre tão facilmente. Mesmo assim, à medida que os homens envelhecem e seus níveis de testosterona caem naturalmente, esses sintomas podem estar de fato relacionados à baixa produção de testosterona como um todo.

Potencial

Se um médico descobrir um problema de saúde devido a uma alteração do nível de testosterona, ele poderá prescrever um suplemento de testosterona para ajudar. Muitos homens idosos recebem injeções de testosterona para resolver problemas de memória e aumentar a energia. A medição da testosterona livre, mesmo levando em conta muitas variáveis, continua sendo vital para determinar o estado de saúde como um todo quando os problemas relacionados as questões hormonais surgem.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media