Qual o significado de alcalino?

Escrito por jessica blue | Traduzido por alexandre guerra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o significado de alcalino?
Um solo excessivamente alcalino pode ser prejudicial às plantas (desert land image by Danil Vachegin from Fotolia.com)

Alcalino ou alcalinidade é um termo que descreve o equilíbrio do pH de uma substância. Substâncias alcalinas -- sejam líquidas ou solidas -- possuem níveis de pH acima da média, tornando-as opostas aos ácidos. No jardim de sua casa, algumas plantas gostam que o solo seja levemente alcalino. A maioria, porém, pode ser prejudicada por excesso de alcalinidade. Para fazer um jardim crescer bem e com abundância, é útil entender o conceito de alcalinidade, pH e equilíbrio do solo.

Outras pessoas estão lendo

A escala de pH

Todas as substâncias podem ser medidas pelo seu pH, que representa o "potencial de hidrogênio". O pH é medido em uma escala de 0 a 14: os números indicam a quantidade de íons de hidrogênio livres presentes na substância. Os ácidos mais fortes possuem pH 0; as bases mais fortes possuem pH 14. A água destilada é a única substância comum que tem o pH neutro: em água pura, todos os íons de hidrogênio estão ligados às moléculas de água. A água destilada tem um pH 7, isto é, neutro.

A escala de pH é logarítmica, o que significa que um pH 4 é 10 vezes mais forte do que um pH 3.

Alcalinidade e acidez

"Alcalino" é outra palavra para "básico". As bases, ou substâncias alcalinas, são o oposto dos ácidos. Enquanto estes possuem excesso de íons de hidrogênio, as bases têm muito poucos. O ácido mais forte é o ácido de bateria e a base comum mais forte é a soda cáustica. As duas substâncias químicas são altamente corrosivas. A maioria dos ácidos e bases, no entanto, são bem mais fracos. O café preto, por exemplo, possui pH 5. O pH do bicarbonato de sódio é 9. Os ácidos tendem a ter sabor picante ou azedo e as bases geralmente têm gosto amargo.

O pH no solo

É comum o solo se tornar ácido em locais com altos índices de chuvas. Essas regiões tendem a ter grandes quantidades de matéria orgânica em decomposição no solo, o que o torna ácido enquanto se degrada. Áreas com baixo índice de chuvas, ao contrário, tendem a se tornar alcalinas. Isso pode ser devido aos depósitos de minério, substâncias químicas e sais no solo que não são levados embora com a chuva.

Efeitos da alcalinidade nas plantas

A maioria das plantas crescem melhor em solo com pH médio de 6 a 7,5. Nessa medida, a maioria dos nutrientes são mais acessíveis e é mais fácil para as plantas absorvê-los pelas raízes. Em solos alcalinos, os nutrientes geralmente são menos disponíveis, causando a inanição das plantas. Há plantas, por exemplo, que são adaptadas a ambientes alcalinos, como as oliveiras; porém, até mesmo elas morrem se o pH for muito alto.

Alterando o solo alcalino

Para controlar o pH do seu solo, ele precisa ser testado. Retire uma amostra dele do centro do seu jardim para descobrir qual é o nível de pH, e quais, se houverem alguns, dos nutrientes estão ausentes. Depois, faça uma alteração. Há várias substâncias químicas que abaixam o pH. O enxofre é o mais barato, mas o esfagno de turfa e o sulfato ferroso acrescentam nutrientes muito úteis. Você também pode acrescentar material orgânico frequentemente e compostos ao solo, o que estabilizará o pH a um nível menor ao longo do tempo e fornecerá mais nutrientes às plantas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível