×
Loading ...

Qual é o significado das bandeiras de oração tibetanas?

Atualizado em 20 julho, 2017

Em busca da iluminação, os praticantes do budismo tibetano oram diretamente ao Buda. Eles recitam mantras, ou frases que se repetem em voz alta, a fim de purificar seus pensamentos. As bandeiras de oração são ferramentas para melhorar o carma, ou consciência, e desenvolver a compaixão para com todos os seres vivos.

Buda (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Origens

As bandeiras eram tradicionalmente hasteadas para sinalizar uma reunião de tribos nômades, muitas vezes para fins militares. Conforme as tradições da religião animista tibetana, chamada Bon, misturaram-se ao budismo, o objetivo das bandeiras foi se modificando até tornar-se religioso.

Loading...
O Tibete é um local montanhoso

Cores

Cinco bandeiras são amarradas juntas, cada uma de uma cor diferente. As cinco cores representam os elementos: azul corresponde ao céu, branco simboliza as nuvens, vermelho é o fogo, verde representa a água, e o amarelo é a terra.

Montanha típica da região do Tibete

Símbolos e mantras

Apesar de as bandeiras de oração poderem ser lisas, elas são mais frequentemente estampadas ou pintadas com símbolos, mantras e orações direcionadas ao Buda. Brisas passando por elas ativam e espalham as bênçãos e os poderes de purificação das bandeiras pelo mundo todo.

Buda e seus seguidores

Produção

Tradicionalmente, as bandeiras de oração tibetanas são estampadas com desenhos centenários usando blocos de madeira, esculpidos por monges budistas ou lamas (professores). Hoje, as bandeiras são feitas por refugiados tibetanos no Nepal e na Índia, e por oficinas de estamparia ocidentais.

Monges tibetanos

Hasteando as bandeiras

As bandeiras tibetanas da oração são hasteadas em dias auspiciosos, conforme determinado pela tradição cultural, para marcar ocasiões felizes, como casamentos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...