Qual é o significado bíblico dos números?

Escrito por pamela hilliard owens, m. | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o significado bíblico dos números?
Muitos eruditos e teóricos parecem concordar sobre o significado de um conjunto de vários números (Photo Credits: yogairi.com; Bing Images)

Muitas teorias falam sobre o uso e o significado dos números na Bíblia. No entanto, muitos eruditos e teóricos parecem concordar sobre o significado de um conjunto de vários números; 1, 3 a 7, 10, 12, 14, 40, 50, 70, 300 e 666. Mas outros eruditos e teóricos incluem outros números também.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

A maioria dos significados atribuídos aos números na Bíblia refere-se a profecias, leis a serem seguidas ou punições infligidas. O número mais comum na Bíblia é o 7. Segundo o Gênesis, a Terra e tudo que existe nela foi completado por Deus em seis dias, e o sétimo é reservado como o Dia do Descanso (ou Completude). O 7 é considerado o número do tempo perfeito; os tempos para as festas religiosas são baseados em ciclos de sete.

Os números 6 e 12 são importantes para os povos de Israel: 6 é para o julgamento dos maus, enquanto 12 é tanto para as pessoas descansando quanto para o número das tribos originais de Israel.

No Velho Testamento, a redenção e o tempo de ira vieram em conjuntos de números 5 e 10: o dízimo é programado em 10 porcento, enquanto as maldições eram dadas em uma série de cinco, mas com duas chances de redenção.

Moldura do tempo

O 7 tem sido considerado o "número perfeito de Deus" desde o começo do estudo dos números na Bíblia. O número, incluindo termos como "sétimo" e "setes" é usado 582 vezes através da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse. Os livros da Bíblia que contêm a maioria das profecias bíblicas -- Daniel e Apocalipse -- contêm 42 menções ao número 7. Uma leitura do Apocalipse revela sete igrejas, sete trombetas, sete cabeças, sete coroas, sete últimas pragas, sete reis e muitas referências mais ao número 7. Esse número é designado como o da adoração divina, o da completude e da obediência e, é claro, o sétimo dia é o Dia do Descanso.

Significado

Muitos escritores da numerologia bíblica conferem significado a números específicos. Por exemplo, o número 1 é para Início. O 3 em geral refere-se às três partes de Deus no cristianismo: Pai, Filho e Espírito Santo. O 4 diz respeito aos quatro cantos da Terra. O 6 é para homem, animal e Satã. O 7 é o número perfeito de Deus. O 10 tem a ver com a lei, o governo, a restauração e o montante da renda das pessoas que pertence a Deus. Doze é o número das 12 tribos de Israel, assim como o número dos apóstolos. O 14 é importante para a Páscoa. O 40 é usado para provação, teste e julgamento, e o 50 é o do jubileu. Além disso, 300 é considerado um número que significa fiéis remanescentes e 666 é famoso como o "sinal da besta", ou do Anticristo.

Considerações

Outro número muito usado é o 40. Por exemplo, o Dilúvio durou 40 dias e Moisés foi para Midiã aos 40 anos e ficou lá por 40 anos. Moisés também ficou no alto do monte Sinai por 40 dias para receber os Dez Mandamentos, os israelitas passaram 40 anos vagando pelo deserto e os espiões gastaram 40 dias em Canaã depois do Êxodo. O jejum tanto de Elias quanto de Jesus durou 40 dias e, após a Ressurreição, Jesus passou mais 40 dias na Terra. Os juízes do Velho Testamento tinham prazos de 40 anos e os reis do Velho Testamento, Saul, Davi e Salomão reinaram por 40 anos cada um.

Concepções errôneas

Muitos eruditos religiosos são cautelosos ao consignar poderes mágicos aos padrões numéricos encontrados na Bíblia. As letras do alfabeto hebraico são baseadas em números, de maneira que os antigos hebreus frequentemente interpretavam relações cósmicas em números. Mais tarde, o misticismo numérico evoluiu, em certas seitas judaicas e através dos cabalistas germânicos, para um sistema de interpretação numérica (gematria) que foi desenvolvido. Embora o número 7 seja considerado o número perfeito de Deus, o número 10 foi considerado perfeito pelos antigos gregos e hebreus.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível