Qual o significado do desenvolvimento estético?

Escrito por lori karnac | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Desenvolvimento estético é a teoria de que a apreciação artística está ligada ao desenvolvimento humano. Alguns teóricos desse campo descrevem estágios específicos do desenvolvimento estético. Outros, tentam descrever precisamente seu papel ou delineiam estratégias para encorajar o desenvolvimento na apreciação da estética e também na produção artística.

Outras pessoas estão lendo

James Marc Baldwin

James Marc Baldwin foi um dos primeiros psicólogos do desenvolvimento famoso por sua teoria do efeito Baldwin - a ideia que mudanças sociais e culturais podem afetar a biologia evolucionária. Baldwin interessava-se não em descrever o progressos de estágios específicos do desenvolvimento estético, mas sim em descrever a experiência estética e seu papel no desenvolvimento humano. Baldwin descreve quatro qualidades da experiência: imediatismo, aparência, personalização e idealização.

Michael Parsons

Michael Parsons, professor de artes da universidade Ohio State na cidade de Columbus, no estado americano de Ohio, estudou o trabalho de Baldwin e delineou cinco estágios do desenvolvimento estético. O primeiro estágio, favoritismo, é uma apreciação intuitiva da arte sem fazer qualquer questionamento. O segundo, beleza e realismo, descreve a apreciação da arte por sua semelhança com coisas belas verdadeiras. O terceiro estágio de Parson, expressividade, envolve um interesse em um tema ou interpretação da arte. O quarto estágio, estilo e forma, envolve os espectadores colocando o trabalho de arte dentro de seu contexto histórico e cultural. Os espectadores no estágio final, autonomia, podem fazer julgamentos independentes sobre arte.

Feeney e Moravcik

O trabalho de Stephanie Feeney, professora de educação da Universidade de Hawaii em Manoa, e Eva Moravcik, professora treinadora da faculdade comunitária Honolulu Community College, centraliza no papel do desenvolvimento estético na sala de aula. Seu artigo "A Thing of Beauty is a Joy Forever: Aesthetic Development in Young Children" (Uma coisa da beleza é uma felicidade eterna: desenvolvimento estético em crianças pequenas), publicado em "Young Children" (Crianças pequenas) em 1987, observa assuntos de como as crianças falam sobre arte, o efeito do professor na estética do aluno e o efeito de um ambiente estético no desenvolvimento das crianças.

Abigail Housen

A teoria sobre o desenvolvimento estético de Abigail Housen tem cinco níveis. Housen é cofundadora da "Visual Understanding in Education" (Compreensão Visual na Educação). Os espectadores no nível um, o construtivo, não utilizam da emoção para avaliar arte, ao invés, eles decidem se o trabalho corresponde ao mundo ao redor deles, de acordo com o website "Visual Thinking Strategies" (Estratégias de Pensamento Visual). Os espectadores no segundo nível começam a aplicar as estruturas da história da arte e classificação à arte. O terceiro nível, o interpretativo, envolve um movimento da classificação racional para encontros pessoais com os símbolos e as sutilezas da arte. A resposta estética final recorre aos anos de memória de interações artísticas para combinar com experiências pessoais com um conhecimento mais profundo de história e processo da arte.

Masami Toku

Nesse artigo, "Children's Artistic and Aesthetic Development: The Influence of Pop-Culture in Children's Drawings" (Desenvolvimento estético e artístico de crianças: A influência da cultura pop nos desenhos das crianças), apresentado na Sociedade Internacional pela Educação através da Convenção de Arte em Nova York em 2002, Masami Toku, doutor em educação da Universidade da Califórnia, descreve uma teoria de desenvolvimento estético que é baseada não na apreciação da arte, mas na sua produção. Ele olha as maneiras que as crianças no Japão e em outros países desenham para determinar se existem padrões universais nas habilidades de desenvolvimento estético.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível