Qual o significado da diarreia

Escrito por hannah wahlig | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o significado da diarreia
O estado das fezes de uma pessoa é um bom indicador de potenciais problemas de saúde (toilet paper image by araraadt from Fotolia.com)

Os médicos costumam solicitar amostras de fezes de pacientes que estão sentindo uma grande variedade de sintomas. Elas fornecem informações sobre a saúde geral do sistema digestivo. Fezes que diferem da normalidade em termos de cor e consistência podem indicar doença ou infecção. As fezes amarelas e moles são incomuns e podem indicar um problema médico.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Fezes saudáveis ​​são marrons e bem formadas, indicando uma dieta saudável e sistema digestivo em bom funcionamento. Já nas fezes amareladas, elas podem estar entre a faixa das cores verde-claro ao amarelo brilhante. Esse tipo fecal geralmente não é bem formado e se desfaz em contato com água do vaso sanitário. Elas podem também parecer ter um alto teor de água ou umidade, adquirindo uma consistência líquida. Não há um único odor associado às fezes amareladas, contudo, um odor estranho atípico estar presentes.

Significado

As fezes amarelas podem indicar uma série de condições. As suas causas menos graves incluem uma reação natural a uma dieta rica em alimentos com corantes amarelos ou verdes. Fezes de cor amarelada podem ser o resultado de uma dieta rica em betacaroteno. Muitas vezes podem indicar níveis baixos de bílis e bactérias presentes no trato digestivo saudável. As bactérias responsáveis ​​por transformar fezes na cor marrom podem não ter tido tempo suficiente para interagir com o bolo antes do corpo expulsá-lo.

Ocorrências crônicas de fezes amarelas podem indicar problemas mais sérios. A síndrome de Gilbert é uma doença em que o fígado produz bilirrubina em excesso. Isso pode levar não somente a fezes amarelas, mas também a uma coloração amarelada na pele ou olhos. A má absorção de gordura é outra possível causa das fezes amareladas. Se seu corpo não está absorvendo gorduras adequadamente, o este excesso pode acabar em seu intestino, dando ao bolo fecal uma tonalidade amarela. Isto pode indicar uma doença grave, como a doença celíaca. Fezes amarelas podem ser um sinal de doença da vesícula biliar ou até mesmo câncer de pâncreas, condições que requerem atenção médica imediata. Raramente, fezes amarelas moles são provocadas por um parasita chamado giardia, que invade os intestinos e interfere com a digestão.

Tratamento

O tratamento específico para fezes amarelas depende da causa da doença. As causas podem ser determinadas através de um exame de sangue ou testes de amostra de fezes. Se o problema for resultado de uma flutuação na dieta de uma pessoa, o médico pode recomendar uma dieta alternativa que é rica em fibras e probióticos (os quais promovem a função intestinal saudável). Fezes amarelas crônicas são muitas vezes indicativo de algo mais sério. Se elas forem o resultado de uma doença da vesícula biliar, esta pode ter de ser removida. Doenças hepáticas que contribuem para fezes amarelas podem ser combatidas através de dieta ou medicação prescrita. Fezes soltas crônicas podem também contribuir para a desidratação. Excesso de líquidos ou líquidos intravenosos podem ser prescritos em casos de desidratação extrema.

Prevenção

Uma dieta rica em fibras e vegetais verdes ajuda a regular o intestino e promove a digestão normal. As fibras ajudam a firmar a consistência do bolo durante a digestão. Monitore a ingestão de alimentos com muito corante para reduzir a probabilidade da ocorrência das fezes com uma cor anormal, como o amarelo. Os alimentos ricos em ferro e magnésio ajudam a promover o funcionamento do fígado saudável, reduzindo a probabilidade de excesso de produção de bilirrubina.

Considerações

Evacuações normais incluem ocasionalmente fezes descoradas ou moles. Fezes moles ou amareladas nem sempre são indicativos de um problema sério. No entanto, fezes amarelas e moles crônicas requerem atenção de um médico. Ele pode diagnosticar a causa dos movimentos intestinais anormais e monitorar o paciente para sinais de desidratação como resultado de diarreia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível