Vida

Qual é o significado de dragões na cultura chinesa?

Escrito por matt peszek | Traduzido por henry alfred bugalho
Qual é o significado de dragões na cultura chinesa?

Nas culturas asiáticas como a chinesa, o dragão é altamente respeitado e reverenciado

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os dragões atiçaram a imaginação das pessoas por séculos. A imagem típica do dragão na mente das pessoas é a do dragão europeu. Contudo, nas culturas asiáticas como a chinesa, o dragão é altamente respeitado e reverenciado, pois é visto como um símbolo de poder e sorte.

Outras pessoas estão lendo

Características físicas

O dragão chinês é uma longa criatura serpentina com quatro patas, mas ele não tem asas como a versão europeia. Frequentemente, os dragões são descritos tendo aspectos de outros animais, como chifres de veados, escamas de carpas, olhos de tigres e garras de águias.

Poderes

Os dragões no folclore chinês são vistos como criaturas divinas, pois eles controlam o clima, com ênfase particular nas chuvas anuais e inundações. Isto era muito importante, pois a sociedade chinesa dependia do dragão para a chuva cair e, assim, para as plantações crescerem.

Personalidade

O dragão chinês é geralmente visto como amigável, benevolente e sábio. Contudo, ele pode também ser vaidoso e ofender-se quando as pessoas discordam dele ou o insultam. Como resultado, o dragão poderia causar dificuldades ao parar as chuvas ou causar outros desastres naturais para provocar transtornos às pessoas.

Porque os dragões chineses são reverenciados

Como se pensava que os dragões controlavam o clima e as pessoas dependiam do ciclo de agricultura para sua sobrevivência, o dragão se tornou uma criatura reverenciada, pois a produção da comida através das chuvas dependia de manter o dragão feliz e certificar-se que ele não estava ofendido.

Dragões na cultura chinesa contemporânea

Apesar de dragões serem criaturas mitológicas, os chineses ainda pagam tributos a essas criaturas e suas imagens podem ser vistas na arte e arquitetura chinesas. Eventos homenageando o dragão também podem ser vistos hoje durante a celebração da Dança do Dragão. Esta foi utilizada originalmente como uma dança cerimonial para agradar ao "Rei Dragão", para ajudar a trazer a chuva para os campos. Atualmente, a Dança do Dragão se tornou uma forma popular de entretenimento, mas que ilustra a importância do dragão para os chineses.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media