As razões dos egípcios antigos ao usarem colares

Os egípcios usavam colares para se protegerem e para adorarem.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Os colares eram usados pelos egípcios para fazerem-os se sentirem seguros. Tanto na vida como na morte, os egípcios usaram colares como um tipo de amuleto que os ajudaria a se protegerem contra o mal ou para adorarem aos deuses. O significado ou razão do colar variava de acordo com os símbolos e/ou com os materiais usados.

Ouro e pedras preciosas

O ouro era usado em colares para representar a carne dos deuses, como Horus de Ouro, e é considerado um metal divino ligado ao sol. A pedras preciosas também eram usadas em colares e seguiam um significado mitológico específico baseado na cor da pedra. Por exemplo, a azul turquesa esverdeada era ligada à vida e à alegria, enquanto vermelho ou marrom avermelhado simbolizava fogo e sangue. Os egípcios começavam a coletar amuletos desde o nascimento para levá-los junto com eles na vida após a morte.

Escaravelho

Um símbolo religioso e significante, o escaravelho era usado em colares desde os egípcios comuns até o faraó. O escaravelho era um besouro considerado sagrado pelos egípcios e sua forma era entalhada no na parte superior do amuleto. A parte de baixo de alguns escaravelhos podiam ser usadas como sinetes; eles eram gravados com hieróglifos que poderiam ser prensados em argila como símbolo de autoridade.

Amuleto do coração

O coração era a alma e a mente para os egípcios. De acordo com o Livro dos Mortos, pensava-se que o coração era pesado na vida após a morte para ganhar a entrada para Osiris, a visão deles do céu. Se o coração era muito pesado, então a morte aconteceria no fim do seu tempo. Acreditava-se que um amuleto do coração era um recipiente para o coração do usuário, e era usado em um colar para que o coração ainda estivesse com a pessoa depois da morte.

Menat

O menat é um colar pesado e cheio de contas com uma peça frontal em forma de lua crescente, e era usado como um objeto cerimonial à deusa Hathor, a quem os egípcios creditavam ter influência no renascimento e na morte. Essa peça era usada mais por rainhas e senhoras de espera oficiando como sacerdotisas. Em ocasiões raras, o menat era usado por homens, especialmente por sacerdotes adoradores de Hathor. Acreditava-se que o colar era um meio de poder da deusa.

eHow Brasil
×