Qual é o significado dos emoticons do Facebook?

Escrito por shannon keen | Traduzido por aline freixo
Qual é o significado dos emoticons do Facebook?
Os emoticons permitem que as pessoas se expressem visualmente, sem a necessidade de palavras (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os emoticons do Facebook se referem especificamente a quaisquer emoticons encontrados no recurso do chat do site. Qualquer emoticon pode ser digitado em uma mensagem do chat do Facebook, mas somente os que são suportados pelo recurso aparecerão como as imagens correspondentes. O Facebook atualiza continuamente a sua lista de emoticons em um esforço para disponibilizar o máximo possível deles a seus usuários.

O emoticon

Especialmente no contexto das mensagens instantâneas e das postagens em redes sociais, os emoticons são utilizados para representar o tom das frases que os precedem ou o estado de humor de quem escreve. Em alguns casos, as abreviações podem ser consideradas emoticons também. Por exemplo, a famosa abreviação LOL (do inglês "laughing out loud", que significa algo como "rindo às gargalhadas") é utilizada como um emoticon por sugerir um determinado tom. Os emoticons podem expressar emoções que variam entre alegria e tristeza até raiva e confusão.

Chat do Facebook

O chat do Facebook é um recurso de mensagens instantâneas oferecido pelo site aos seus usuários. Ele é o único recurso do Facebook que transforma determinados emoticons em ícones correspondentes. Desde maio de 2011, o site só é capaz de reconhecer um pequeno número dos diversos emoticons existentes. No entanto, as atualizações regulares e a opinião dos usuários ajudam a resolver o problema. Os emoticons podem ser digitados em outras partes do Facebook, mas só aparecerão como foram digitados.

Emoticons reconhecidos

Muitos dos emoticons reconhecidos pelo Facebook são também conhecidos como smileys (carinhas sorridentes). Isso acontece porque, salvo exceções, a maioria dos emoticons são variações de um modelo básico de carinha. As variações incluem sorriso simples, sorriso largo, piscadela, suspiro, expressão carrancuda, beijo, choro, rosto raivoso, anjo, diabinho e até uma carinha de óculos escuros. Existem também vários emoticons que fogem do modelo de carinha, e que incluem robôs e corações.

Significados

Os significados dos emoticons se refletem nas expressões que eles representam. É por esse motivo que eles são utilizados para fornecer contexto a uma frase escrita, que poderia ser entendida de várias maneiras. A emoção expressa pelo emoticon diz ao leitor como interpretar o tom da mensagem e ajuda a evitar mal-entendidos. É muito mais rápido digitar um emoticon do que explicar textualmente o seu humor em uma mensagem curta.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível