Qual o significado da estátua de Buda da sorte?

Escrito por janet veverka | Traduzido por barbara sofia silva
Qual o significado da estátua de Buda da sorte?

Diz-se dar sorte uma estátua de Buda barrigudo e sorridente

buddha image by Tammy Mobley from Fotolia.com

As estátuas de Buda são símbolos dos ensinamentos religiosos de Sidarta Gautama e sua procura pela iluminação. Dos muitos tipos disponíveis, o Buda Sorridente (estátua que parece estar sorrindo ou rindo com um estômago barrigudo) diz-se dar sorte. Sua presença reflete fortuna e detém valores estéticos e inspiradores a quem estiver em sua presença.

Outras pessoas estão lendo

Quem foi Buda?

O termo "Buda" normalmente se refere a um príncipe indiano chamado Sidarta Gautama que viveu em 500 A.C, cuja procura pela iluminação acabou lhe dando o nome de Buda (significando "o despertado"). Outros receberam esse nome antes. No entanto, os ensinamentos amplos da doutrina filosófica de Sidarta se revelaram tão valiosos que ele é conhecido como "o" Buda.

Estátua de Buda da sorte

O Buda normalmente é retratado na forma de uma estátua. O Buda sorridente (ou Buda feliz) é considerado um amuleto, trazendo uma sensação de felicidade e sempre representa um Buda alegre com uma grande barriga.

Significado das estátuas

Quando uma estátua de Buda é colocada em uma casa, diz-se que trará sorte e fortuna. Essas estátuas também são presentes comuns. A colocação de uma em uma via pública significa que trará boas vibrações, servindo como inspiração espiritual para os seres humanos buscarem a paz interior e a felicidade.

Significado da posição e aparência

As estátuas de Buda o retratam de várias formas e cada diferença é significativa. Normalmente, elas representam-no sentado em uma posição de meditação. Outras, sobre uma flor de Lótus (simbolizando a autorrealização) ou em uma posição reclinada (significando o final da vida na Terra). O Buda da medicina segura uma planta myrobalan em uma mão, na intenção de ajudar a curar doenças. Os olhos entreabertos indicam um estado de meditação e lóbulos alongados remetem à audição das necessidades humanas. O gesto das mãos (mudras) normalmente se refere à proteção ou ensinamento de Buda.

Materiais

Muitas estátuas de Buda chinesas são esculpidas à mão, de porcelana ou cerâmica. No entanto, outros materiais também são usados em sua fabricação — incluindo metal, latão, bronze, ouro, granito, arenito e madeira.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media