×
Loading ...

O significado da flor de laranjeira

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas árvores frutíferas são adoradas por suas lindas flores como também por seus frutos saborosos. Isso é verdade principalmente para as árvores de laranja, que produzem flores com formato de estrela e aroma forte que possuem uma variedade de utilidades como também um significado simbólico. O significado da flor de laranjeira tem sido estabelecido há séculos.

As flores de laranjeira são brancas em formato de estrela (orange blossom,ladybug image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Definição da flor de laranjeira

Uma flor de laranjeira, muitas vezes chamada de flor de laranja, é uma flor pequena, branca, perfumada com cinco pétalas produzida por uma árvore de laranja. As flores de laranjeira tendem a crescer aglomeradas. Elas são ilustres por frequentemente aparecerem em árvores de laranja no mesmo tempo que a fruta, ao invés de crescerem antes da fruta, o que é o caso da maioria das flores de outras árvores frutíferas.

Loading...

Significado da flor de laranjeira

Ao longo da história e em todas as culturas, as flores de flor de laranjeira simbolizaram a pureza, a inocência, a castidade e a fertilidade. Na antiga China, Índia e Pérsia, as flores de laranjeira foram equiparadas com pureza, inocência e da castidade, e consequentemente foram associadas às noivas. Posteriormente, esse entendimento do significado das flores de laranjeira e conexão delas com as noivas se espalhou por toda a Europa. Durante a era vitoriana, flores de laranjeira também vieram a simbolizar a fertilidade; isto porque elas são abundantes em árvores ao mesmo tempo que os frutos de laranja.

Perfume das flores de laranjeira

As flores de laranjeira possuem uma fragrância distintiva que é inebriante e refrescante ao mesmo tempo. Pode ser descrita como cremosa, doce e rice, com um toque de essência ácida, cítrica. A maioria das pessoas considera o aroma das flores de laranjeira sopradas da árvore de laranja ou bosque muito agradável. Na aromaterapia, o óleo essencial da flor de laranjeira, conhecido como néroli, é conhecido por promover a sensação de relaxamento e aliviar o estresse e a depressão.

Uso tradicional das flores de laranjeiras

Tradicionalmente, as flores de laranjeira têm sido usadas ​​como adornos para noivas durante cerimônias de casamento. Essa prática se tornou cada vez mais comum durante a era vitoriana, após a rainha Vitória usar flores de laranjeira em seu próprio casamento. As noivas muitas vezes cobrem suas cabeças com coroas elaboradas, tiaras ou coroas compostas de flores de laranja perfumadas. Porque em partes as flores de laranjeira simbolizam fertilidade, elas foram consideradas como adornos ideais para noivas. Acredita-se que elas garantem que o casamento irá produzir muitos filhos.

Produtos feitos com as flores de laranjeiras

Além de servir como adornos perfumados para noivas, as flores de laranjeira são processadas ​​e utilizadas para fazer uma variedade de produtos. As flores da laranjeira amarga são usadas para fazer um óleo essencial conhecido como néroli. Óleo essencial de néroli é usado na aromaterapia, como um ingrediente em muitos perfumes, e também como um ingrediente de muitos pele e cuidados com o cabelo. Ele tem uma fragrância floral muito próxima a de flores frescas de laranjeira e é benéfico para a pele seca e sensível quando aplicado topicamente. Flores de laranjeira também são usadas ​​para fazer a água de flor de laranja, que é diferente do óleo essencial de néroli. Ela é usada para dar sabor e aroma aos alimentos e bebidas, e é um produto básico da culinária do Oriente Médio.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...