×
Loading ...

O significado da hortênsia azul

Atualizado em 21 novembro, 2016

A linguagem das flores foi desenvolvida primeiramente durante a Era Vitoriana, período marcado pelo reinado da Rainha Vitória, na Inglaterra. Durante essa época, as flores se tornaram um método popular de trocar mensagens secretas. Elas eram usadas para expressar amor, desejo, rejeição, gratidão e diversas outras emoções humanas. Antes de presentear alguém querido com flores azuis de hortênsia, entenda o significado da flor.

Hortênsia azul em pleno florescimento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Características

As flores de hortênsia são altamente reconhecíveis. Elas crescem como flores pequenas com formato de estrela, florescendo em grandes aglomerados para cobrir completamente as hastes da hortênsia. As flores dela crescem com diversas cores, desde a branca até a roxa, dependendo de quanta acidez está presente no solo. Os aglomerados grandes de flores em forma de pompom são altamente perfumados.

Loading...
Flores coloridas de hortênsia crescendo no jardim (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Origens

As hortênsias foram descobertas no Japão. O nome é derivado das palavras gregas para água (hydor) e jarra (angos), que, em tradução livre, significa barril d'água; uma referência ao padrão de crescimento em forma de sino ou copo da flores. Atualmente, elas são cultivadas e vendidas pelo mundo todo.

Foto aproximada das flores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Função

A hortênsia (Hydrangea macrophylla) é um arbusto de floração que cresce até 1,2 a 1,8 m de altura. A planta cresce melhor sob iluminação plena do sol e floresce no final da primavera e durante meados do verão. Os botões de flor, casca e folhas são levemente venenosos quando ingeridos, causando vômitos e dores estomacais.

Botões venenosos prontos para florescer (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Significado da cor azul

Entre os coloristas, geralmente a cor azul está associada à calma e tranquilidade. As flores azuis são associadas a conforto, paz e serenidade, bem como a devoção, esperança e estabilidade, de modo que pareçam uma opção popular para casamentos.

Significado da hortênsia

As hortênsias transmitem sentimentos profundos e sinceros quando dadas como presente. Os significados mais específicos delas têm sido discutidos amplamente. Alguns entendidos no âmbito das flores dizem que as flores de hortênsia transmitem vaidade, enquanto outros alegam que elas expressam gratidão a uma pessoa com uma natureza compreensível. Independente do significado, as hortênsias são a opção de flores para aniversário de quarenta anos de casamento.

Buquê de noivado feito de hortênsia azul (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...