O significado da medalha de São Bento

Escrito por sampson quain | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O significado da medalha de São Bento
Acredita-se que São Bento lutou contra espíritos malignos e realizou milagres usando o sinal da cruz (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Para muitos católicos e cristãos, a cruz representa o sofrimento de Jesus Cristo e é um lembrete do preço que Ele pagou para redimi-los de seus pecados. A Medalha de São Bento é forjada para celebrar este santo, um monge italiano que viveu entre 480 e 543. Acredita-se que ele lutou contra espíritos malignos e realizou milagres usando o sinal da cruz.

Outras pessoas estão lendo

A Regra de São Bento

São Bento é mais conhecido por ter escrito um livro de 73 capítulos conhecido como "Regra de São Bento", que contém instruções para os monges e fiéis sobre assuntos como as qualificações e deveres de um abade, a maneira correta de adorar a Deus, disciplina e punições legais além de questões administrativas de um monastério. A Regra é o princípio fundador dos monges Beneditinos, ordem religiosa fundada em 597, mais de 50 anos após a morte de São Bento.

Origem

Ninguém sabe exatamente quando a medalha foi usada pela primeira vez, mas sua popularidade advém de um suposto milagre vivido pelo Papa Leão IX durante sua juventude. O Papa, na época conhecido como Bruno, foi picado por uma cobra venenosa e sua saúde manteve-se em condições críticas durante meses. Bruno desaprendeu a falar. Sentindo a morte se aproximar e sem esperanças de cura, Bruno teve uma visão na qual São Bento colocava uma cruz em seu rosto e o curava. Logo após disso, Bruno entrou para a Ordem Beneditina e foi eleito Papa em 1048. Durante seu papado, Leão IX promoveu o uso da Medalha de São Bento em bênçãos e seu uso em ritos religiosos foi oficialmente estabelecido em 1742 pelo Papa Bento XIV.

Usos

A medalha possui diversos usos, sendo o principal deles invocar as bençãos de Deus pela intercessão de São Bento. A medalha pode ser usada como pingente, colocada sob um manto dentro de casa ou posta em qualquer lugar para o qual o fiel peça por bênçãos e proteção. A medalha de São Bento também é usada quando se reza pedindo ajuda em relação aos desafios que o Diabo traz às vidas dos crentes. É, também, um lembrete, para os católicos manterem sua fé de forma que emule a força espiritual de São Bento. Os outros usos da medalha são: proteção contra bruxaria, feitiços e pensamentos de pessoas más; fazer com que venenos percam o efeito, promover partos saudáveis e proteção contra doenças. Apesar de não ser necessário fazer nenhuma prece para invocar o poder da medalha, muitos fiéis pedem para que um padre ou diácono a abençoem.

A frente da medalha

A frente da medalha traz a imagem de São Bento carregando uma cruz na mão direita e A Regra na esquerda. À sua direita está uma mesa ou pedestal, onde repousa uma taça de veneno quebrada, simbolizando uma ocasião na qual acredita-se que São Bento fez o sinal da cruz sobre uma taça e a destruiu. À sua esquerda um corvo bica uma fatia de pão, pronto para partir. Isso representa um pão envenenado enviado para matar São Bento. A inscrição "Eius in obitu nostro praesentia muniamur" na margem da medalha, pode ser traduzida como "Que sua presença nos proteja na hora da morte".

A outra face

A outra face da medalha tem uma cruz em seu centro com a palavra "Pax" ou "Paz" cunhada sobre ele. Na parte vertical da cruz estão as letras "C S S M L" e na parte horizontal "N D S M D". A primeira parte pode ser traduzida como "Que a Sagrada Cruz seja minha luz" e a segunda como "Não deixe o dragão ser meu guia". As letras "C S P B" são cunhadas nos vértices da cruz e sua tradução é "A Cruz do santo padre Bento"

Na borda da medalha, começando da parte superior direita, em sentido anti-horário estão as letras "V R S N S M V S M Q L I V B". Elas são as letras iniciais de uma prece que traduzida para o português diz: "Vá embora, Satã. Nunca me tente com suas vaidades. O que você me oferece é maligno. Beba você mesmo esse veneno".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível