Qual é o significado da medalha de São Cristóvão?

Escrito por lindsey leach | Traduzido por marla maisonnett
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o significado da medalha de São Cristóvão?
São Cristóvão era o santo patrono dos viajantes (Smartbride.com)

São Cristóvão é conhecido como o santo padroeiro dos viajantes e seu nome significa "portador de Cristo". Embora tenha sido descanonizado no final do século XX pela Igreja Católica Romana, suas medalhas ainda são usadas. Acredita-se que ele tenha vivido no século III, durante o reinado de Décio.

Outras pessoas estão lendo

História

A lenda de São Cristóvão, atribuído à medalha muitas vezes usada por católicos ou cristãos ortodoxos, é a história de um homem alto e vigoroso que já serviu a um grande rei. Ao ver o rei fazendo o sinal da cruz com a menção do diabo, Cristóvão deixou seu serviço para buscar a Satanás, que era obviamente mais forte que o rei que o temia. Cristóvão encontrou um bando de criminosos e entre eles estava um homem que afirmou ser o diabo. Ele então ofereceu seus serviços para o homem, mas não por muito tempo, pois logo o diabo foi visto evitando uma cruz. Cristóvão percebeu que o diabo temia a Cristo, por isso ele deixou seu serviço e foi até de um eremita em oração. O eremita falou a Cristóvão que para servir Jesus ele deveria orar e jejuar, porém Cristóvão não achou isso conveniente para ele. Como alternativa, o eremita sugeriu que, devido a seu tamanho, Cristóvão podia fazer o bem ajudando as pessoas a cruzar um rio perigoso. Isto Cristóvão fez por um tempo.

Um dia uma criança chegou a ser carregada para cruzar o rio. Cristóvão pegou o menino nos ombros e enquanto atravessava o rio, o menino ficou mais pesado até que Cristóvão quase era incapaz de levá-lo e temia que iria se afogar. Quando ele perguntou à criança porque ele estava tão pesado, a criança revelou-se como Jesus Cristo. Ele respondeu que era por causa do peso dos pecados do mundo.

Cristóvão conseguiu com sucesso atravessar o menino Jesus pelo rio e foi recompensado tendo seu cajado transformado em uma árvore.

Importância

Já que São Cristóvão carregou o pesado fardo de Cristo através de um rio, ele foi confiado como protetor de todos os viajantes. Os viajantes acreditam que a sua segurança é garantida porque, apesar do peso dos pecados do mundo, sobrecarregando a criança e deixando-a pesada para Cristóvão, ele ainda conseguiu atravessar Jesus em segurança.

Função

Esta medalha não é só usada para proteger os viajantes, mas também acredita-se que ela proteja contra raios, dor de dente, peste, inundações e epilepsia. São Cristóvão é também o padroeiro dos barqueiros, comerciantes de frutas, encadernadores, solteiros e da morte santa. Crê-se que a medalha protege seu portador.

Identificação

A medalha de São Cristóvão retrata um homem de meia-idade com barba. Sobre os seus ombros fica a criança que representa Cristo e em sua mão um cajado. Circundando a imagem do santo está a inscrição latina "SVT. Christophorvs Protector Noster", que significa São Cristóvão Nosso Protetor. Às vezes, o texto aparece em inglês.

Introspecção

Embora a medalha de São Cristóvão seja ainda usada hoje em dia, o santo já não é tão reconhecido como antigamente. Acredita-se que ele tenha morrido na Lícia em 251 AD. Embora ele não esteja mais listado no calendário católico, seu dia de festa é 25 de julho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível