×
Loading ...

O significado das miçangas africanas

Atualizado em 19 julho, 2017

As miçangas desempenham um papel muito importante em algumas culturas africanas. O significados por trás das miçangas africanas incluem orgulho, beleza, cultura, poder e identidade. Durante o tráfico de escravos, os africanos eram vendidos em troca de miçangas.

O significado das miçangas africanas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

História

Em 2004, os arqueólogos do projeto da caverna Blombos encontraram pequenas conchas amarradas juntas em uma caverna sul-africana e as dataram como tendo mais de 75.000 anos de idade. Em certo momento, as miçangas africanas foram usadas como moeda. Nos séculos 18 e 19, milhões de miçangas de conchas coloridas foram enviadas de países europeus para a África em troca de escravos.

Loading...
Em certo momento, as miçangas africanas foram usadas como moeda (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Significado

O povo Zulu da África do Sul desenvolveu um código para o tamanho e as cores de suas miçangas. As grandes e coloridas simbolizam riqueza e classe social. Acredita-se que as azuis aumentem a fertilidade. As vermelhas são reservadas para cerimônias como festivais tribais, funerais, circuncisões de meninos jovens e danças de colheita. O preto implica idade e sabedoria. O amarelo significa classe alta e o dourado indica uma vida longa. As miçangas também podem transmitir identidade e significado cultural, como se uma mulher é casada ou se um homem é um guerreiro ou um ancião. Elas também significam a posição de uma pessoa. As miçangas africanas também estão associadas com o cristianismo e o Islã, pois essas religiões usam contas de oração em outras partes do mundo.

As miçangas grandes e coloridas simbolizam riqueza e status social (Anastasiya Piatrova/iStock/Getty Images)

Características

Por causa das cores do arco-íris incorporadas nelas, as contas Mali de casamento significam beleza para as tribos na África do Sul. Elas são dadas para as noivas no dia do casamento. As de pedra e de metal são as mais duráveis. Os povos africanos também fazem miçangas com materiais naturais, como osso, conchas, madeira, âmbar e vidro. Para miçangas com textura lisa, são utilizados materiais cerâmicos ou de bambu.

Os povos africanos também fazem miçangas com materiais naturais, como osso, conchas, madeira, âmbar e vidro (Elena Elisseeva/iStock/Getty Images)

Uso

As miçangas africanas já foram trocadas por comida e gado. Alguns africanos até acreditam que elas têm poderes mágicos, como transmitir a fertilidade. Algumas mulheres africanas usam miçangas em torno de sua cintura, para melhorar suas formas, atrair os homens e para fins de cura e rejuvenescimento. No século 21, os povos africanos continuam a usar e vestir miçangas para fins de reconhecimento cultural, de status e de adorno.

As miçangas africanas já foram trocadas por comida e gado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Técnicas

As técnicas africanas de artesanato com miçangas podem variar. Os artesões de miçangas são as pessoas que as usam para fazer joias, roupas, decorar esculturas e outros objetos cerimoniais. Eles podem colocá-las em fios de fibra ou fio de metal para criar sua obra ou podem costurar na parte de trás da fibra. Os artesões de miçangas continuam a ser uma tradição e artistas contemporâneos continuam a experimentar com cores e projetos novos.

Os produtores de miçangas as produzem e criam por conta própria a partir de diversos materiais. Eles chamaram a atenção de colecionadores de miçangas e designers de joias em todo o país. As indústrias de produção de miçangas existem entre o povo Krobo, que vive em Gana.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...