O significado do número de badaladas do sino da igreja

O sino de uma igreja cristã

redcarpett/iStock/Getty Images

Durante séculos, o sino das igrejas chamou, celebrou, lembrou e comemorou. Originalmente, serviam às comunidades como ferramenta de comunicação tanto para assuntos espirituais quando para assuntos terrenos. Nos dias de hoje, apesar do surgimento de meios de comunicação em massa como rádio, televisão e internet ter diminuído a amplitude do papel comunicativo dos sinos das igrejas, ele ainda mantém muito de sua importância original.

História

Uma histórica igreja europeia no meio da cidade

TheYok/iStock/Getty Images

Na Idade Média, uma típica cidade europeia era construída ao redor da igreja. O sino da igreja anunciava alguns eventos da comunidade e chamava os moradores para rezar e para a missa. Nas igrejas medievais, os diferentes toques e campainhas indicavam dias de festa, o tipo de atividade religiosa e se um sermão seria pregado. De acordo com o Bispo Michael Pfeifer da Igreja de San Angelo, Texas, os sinos foram feitos para simbolizar a voz de Deus que chama as pessoas para a oração, para o trabalho na igreja e para Cristo.

Chamado religioso

Estátua

Steven Heap/iStock/Getty Images

Muitas igrejas continuam a badalar seu sino para chamar os fiéis para a oração e a missa. A Catedral do Sagrado Coração em San Angelo toca seu sino às seis da manhã e às seis da tarde para a a oração Angelus ou Ave Maria. Várias igrejas anunciam a oração Angelus com três sequências de três badaladas. Além disso, as igrejas frequentemente tocam seu sino no início das atividades paroquiais. O modo de tocar dos sinos varia de igreja para igreja, apesar de, em geral, os sinos começarem a tocar 15 minutos antes de o trabalho começar. Em Roma, as igrejas ainda anunciam os dias de jejum tocando os sinos durante 15 minutos na noite anterior.

Tempo

Um sino de igreja no México

jferrer/iStock/Getty Images

O Bispo Pfeifer, que trabalhou em Oaxaca, México, lembra que os sinos tocavam toda hora para marcar o tempo. O sino das igrejas, em sua maioria, são utilizados como indicadores da hora. Tocam na hora, com algum sinal marcando a meia-hora e alguns ainda marcam um quarto de hora. Para marcar a hora, o sino toca no número de vezes correspondente. Por exemplo, 11 badaladas significam que são 11 horas. Para marcar meia-hora e quarto de hora, os sinos costumam badalar uma vez.

Anúncios

Noivo e noiva saindo da igreja como marido e mulher

Fuse/Fuse/Getty Images

Sinos também são usados para anunciar casamentos ou funerais. O toque fúnebre é tocado no início do funeral. As badaladas são mais devagar que o normal, e ocorrem nove vezes se um homem faleceu, e seis vezes se foi uma mulher. Algumas vezes, a idade de quem faleceu é revelada. Por exemplo, se a pessoa que morreu tinha 65 anos de idade, o sino pode tocar 65 vezes, ou então tocar seis vezes e, após uma pausa, tocar mais cinco vezes. Em um casamento, o modo de o sino tocar é extremamente variado, mas é sempre de um modo vigoroso e alegre, e toca ao final da cerimônia.

Igreja ortodoxa

Mulher segura vela em uma vigília religiosa

rrodrickbeiler/iStock/Getty Images

As Igrejas ortodoxas grega e russa possuem toques de sino mais complexos. Por exemplo, quando o sino toca durante toda uma noite de vigília, prossegue-se da seguinte forma: um único sino toca no início, seguido de todos os outros sinos que tocam três vezes. Na primeira leitura, todos os sinos tocam duas vezes, e na segunda leitura, uma vez. No momento do Magnificat, um único sino toca nove vezes e, quando a cerimônia termina, todos sinos tocam três vezes.

eHow Brasil
×