on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Significado simbólico da cor amarela na Coreia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Coreia possui uma rica cultura e história em religião, costumes e artes. O amarelo normalmente simboliza aspectos da natureza, orgulho, segurança e realização. Não importa com quem você converse, seja um mestre de tae kwon do ou um morador de Chongju, você ouvirá uma história interessante sobre o que o amarelo representa para essa pessoa.

Na Coreia, o amarelo simboliza a terra, proteção ou realeza (yellow image by Gina Smith from Fotolia.com)

Pujok

O pujok é um amuleto coreano tradicional que simboliza a boa sorte e proteção. Eles são feitos na forma objetos pequenos que os coreanos carregam durante o seu dia a dia ou como faixas que ficam penduradas sobre as entradas das casas. Alguns crentes queimam um pergaminho ou folha pujok e comem as cinzas do material por suas propriedades protetoras. Esse amuleto possui um fundo amarelo com caracteres ou símbolos escritos em vermelho. O simbolismo do amarelo é vital, uma vez que os coreanos crentes acreditam que os espíritos malignos odeiam essa cor e ela faz com que eles não se aproximem.

Loading...

Templos

Os templos budistas tradicionais são decorados com uma forma de arte denominada "Danch'eong", que simboliza a iluminação. Os desenhos e as cores (amarelo, vermelho, azul, branco e preto) derivam do ying-yang e os cinco elementos das filosofias do orientais. Entre os elementos, o amarelo corresponde à terra. Se entrar em um templo coreano, você observará desenhos "Danch'eong" nas paredes, tetos e pilares da construção.

O amarelo é uma das cores utilizadas em templos budistas (interior of a korean palace image by Gina Smith from Fotolia.com)

Roupas tradicionais

Um hanbok é um traje coreano tradicional. Nos dias atuais, os coreanos ainda utilizam os trajes nacionais em eventos especiais, como casamentos e feriados. Para ambos, homens e mulheres, o hanbok é feito em duas partes. Historicamente, uma mulher solteira deveria vestir uma blusa amarela, conhecida como chogori, em eventos especiais. Enquanto o rei e a rainha da Coreia usavam trajes vermelhos, os coreanos podiam identificar o imperador e a imperatriz por suas roupas amarelas. O amarelo continua a ser um componente importante nesses trajes, bem como o verde, azul e vermelho, por causa de suas aparências atraentes.

Um coreano visitando um templo vestindo um hanbok tradicional (woman in hanbok under lanterns image by Gina Smith from Fotolia.com)

Tae kwon do

O tae kwon do é uma arte marcial que se originou na Coreia. Existem dez níveis, e o menor é a faixa preta. O nível mais alto é a faixa branca com uma listra amarela, o segundo mais alto é a faixa amarela e abaixo dela está a verde. No Dartmouth College's dojang, os alunos não aprendem padrões complexos ou movimentos com combinações para competir até chegar à faixa amarela. No tae kwon do, o amarelo, novamente, representa a terra.

Bandeiras regionais

Várias províncias e cidades da Coreia possuem bandeiras que incorporam a cor amarelo. Por exemplo, a bandeira da província de Chollabuk possui um fundo branco com marcações em verde, vermelho, azul e amarelo. O amarelo nesse caso simboliza a paz. A da cidade de Chongju possui um símbolo nessa cor que representa a glória. A bandeira da cidade de Changhung tem um anel amarelo que simboliza um jogo de cabo de guerra tradicional que era jogado nas noites de lua cheia e na bandeira de Changwon existe um quadrado nessa cor que representa os cidadãos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...