Significado das sinalizações do uTorrent

Escrito por stephen byron cooper | Traduzido por bianca amorim
Significado das sinalizações do uTorrent
As sinalizações dos peers são abreviações para o status da conexão no uTorrent (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O programa uTorrent usa o protocolo BitTorrent para redes partilhando arquivos. Partilhar arquivos significa copiar os arquivos de outros indivíduos na Internet. O protocolo usa uma arquitetura peer-to-peer, o que significa que não há um cliente solicitando um recurso e estes não são guardados por um servidor. Cada membro da rede é simultaneamente cliente e servidor, enviando e recebendo arquivos. Isso os torna "peers" (parceiro). As bandeiras mostradas no uTorrent estão ligadas ao status da conexão com esses peers.

Terminologia

Um arquivo disponível para download é chamado de torrent. Uma cópia de torrent é chamada seed e o detentor dessa cópia parcial é chamado peer. A palavra "peer" possui dois significados diferentes no sistema do uTorrent. No contexto das sinalizações, não se refere àqueles que tem as cópias parciais que o uTorrent está tentado acessar; significa todos os membros da rede com os quais o programa está em contato naquele momento, seja para copiar uma parte de arquivo ou para doar uma.

Sistema

O uTorrent começa a procurar por um torrent quando o usuário carrega um download em metarquivo. Nele estão contidos os detalhes e a localização de um rastreador. O rastreador lista aqueles que possuem uma cópia daquele torrent e seu endereço IP. O programa funciona pela lista, contatando cada usuário e lhes requisitando uma parte do arquivo. Ao mesmo tempo, outros usuários uTorrent pelo globo se comunicam com o programa solicitante para pedir partes dos downloads ativos. Então, cada programa, rodando em diferentes computadores pelo mundo está fazendo e recebendo solicitações simultaneamente. A subseção de "peers" no painel de detalhes lista as atividades para todos os contatos com outros computadores. A coluna de "sinalizações" mostra o resultado dos contatos.

Sinalizações

Cada sinalização é representada por uma letra e cada linha contém diversas sinalizações. As mais comuns são “u”/“U,” “d”/“D,” “I, “H,” “X,” “e”/ “E” e “P”. A primeira significa uploading (u/U) ou downloading (d/D); uma letra maiúscula significa que o contato foi bem sucedido, já a letra minúscula quer dizer que o detentor do arquivo estava muito ocupado para enviá-lo. "I" significa que uma conexão para recebimento (incoming) de arquivos foi estabelecida, mas nenhuma transferência aconteceu. O sistema uTorrent possui mais dois meios de encontrar peers além do rastreador. Um método é chamado DHT, e a sinalização "H" mostra como o peer atual foi localizado. Aqueles encontrados pela troca de peers, em que um aparece na listagem de peers enviada por outros é indicado pela letra "X". Já a marcação "e" mostra que o peer está usando protocolo criptografado para a saudação e "E" significa uso de protocolo criptografado para todo o tráfego. A Sinalização "P" indica que a comunicação foi feita usando o protocolo uTP, que é uma versão mais leve do protocolo BitTorrent.

Outras informações

O manual do usuário do uTorrent lista um total de 17 sinalizações diferentes. Usuários do uTorrent devem contatar o sistema de ajuda para uma descrição completa de todas as sinalizações.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível