Mais
×

Significado de uma tatuagem com o símbolo da paz invertido

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As tatuagens são usadas como uma forma de decoração ou adorno no corpo, além de transmitirem mensagens pessoais. O símbolo da paz tem sido utilizado em ambas as formas. No entanto, quando esse símbolo está de cabeça para baixo, seu significado é discutível.

Símbolo da paz (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

História

O símbolo da paz foi criado na Grã-Bretanha em 1958 por Gerald Holtom para a Campanha para o Desarmamento Nuclear (CND). O formato foi inspirado nas bandeiras de sinalização naval utilizadas em pistas e porta-aviões, com as letras equivalentes a "N" e "D" como abreviação de "desarmamento nuclear". Na sinalização náutica, a letra "N" é representada por uma pessoa segurando duas bandeiras, com os braços apontados para baixo em um ângulo de 45 graus. A letra "D" é representada por uma pessoa segurando duas bandeiras, com um dos braços para cima e o outro para baixo.

Protestante e o símbolo da paz (Stefan Zaklin/Getty Images News/Getty Images)

Teorias e especulação

Existem várias teorias sobre o significado de um sinal de paz invertido. Em muitas culturas, um símbolo de cabeça para baixo geralmente representa o oposto do ícone original. Para pessoas que têm tatuagens com o símbolo da paz de cabeça para baixo isso pode significar uma oposição à paz ou indicar uma perspectiva a favor da guerra. Outras teorias afirmam que o símbolo da paz foi projetado incorretamente e que ele foi concebido para simbolizar a árvore da vida, pois, se for invertido, retrata essa imagem corretamente. Além disso, há especulações de que um símbolo de paz invertido é uma cruz quebrada de cabeça para baixo, possivelmente denotando ideologias anticristãs.

Pessoas ao redor de um símbolo feito com velas (Chris McGrath/Getty Images News/Getty Images)

Curiosidade

O símbolo da paz foi criado para a CND, mas deliberadamente nunca foi protegido por direitos autorais. Como um símbolo de liberdade, todos podem usá-lo como bem entenderem. Isso levou a usos do símbolo que a CND e o movimento pela paz consideram ofensivos.

Símbolo da paz (Eric Thayer/Getty Images News/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article