Qual o significado de Tetraparesia?

Escrito por daniel zimmermann | Traduzido por gabryel monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o significado de Tetraparesia?
Tetraparesia é uma má noticia (Hospital image by Raulmahón from Fotolia.com)

Tetraparesia é uma enfermidade que pode ocorrer não somente em seres humanos, mas também em seus animais. Ela ocorre até em tartarugas e pássaros. Na tetraparesia, todos os quatro membros experimentam fraqueza anormal, por causa de danos ao nervo ou porque os músculos não funcionam normalmente.

Outras pessoas estão lendo

Etimologia da tetraparesia

O prefixo "tetra-" vem de "tessares", a forma grega para o número 4. "Paresis" vem do verbo grego "parimi", que significa "ser deixado de lado ou no lado, deixar cair"; uma forma levemente diferente desde verbo significa “estar relaxado, enfraquecido”, segundo o "Liddell and Scott’s Greek-English Lexicon".

Definição de tetraparesia

Tetraparesia é uma desordem na qual músculos dos quatro membros ficam fracos. Em seres humanos, a tetraparesia afeta os músculos de ambos os braços e pernas. Nos animais, como cachorros e gatos, ela afeta as quatro patas. O termo quadriplegia é usado como um sinônimo.

Doença hereditária

Algumas vezes a tetraparesia é uma doença hereditária causada por um gene defeituoso. Os músculos precisam de várias proteínas chamadas de enzimas para se desenvolverem e funcionarem normalmente, e os genes direcionam o processo para que proteínas sejam produzidas. Se você tiver um gene defeituoso que não puder dar as instruções necessárias para fabricar uma destas proteínas, uma tetraparesia poderá começar a se desenvolver. Várias doenças musculares, todas chamada de "atrofia muscular", normalmente levam à tetraparesia, segundo o Mondo Facto.

Causas não hereditárias

Tetraparesia pode resultar da deficiência de potássio e excesso de sódio no sangue. Isso pode acontecer como um efeito colateral de certas drogas, como a glicirrizina, que vem da planta de alcaçuz. Reações alérgicas a substâncias como veneno de vespa podem causar tetraparesia. Dano aos nervos da coluna ou pressão nestes nervos pode causar fraqueza dos músculos dos braços e pernas.

Tetraparesia espática

O termo tetraparesia também se aplica a uma forma grave de paralisia cerebral. Paralisia cerebral resulta de dano cerebral antes do nascimento ou na infância. Seus sintomas são a inabilidade de mover alguns músculos corretamente. Em vários casos, há também movimentos súbitos não controláveis. Isso é paralisia cerebral espástica. Se a condição espástica tomar o corpo inteiro, incluindo os quatro membros, é considerada tetraparesia espástica, segundo o Timisoara Medical Journal.

Sintomas da Tetraparesia

Tetraparesia é uma desordem que pode produzir outros sintomas junto com fraqueza dos braços e pernas. Por exemplo, retardo mental e comprometimento da visão são sintomas de alguns tipos de tetraparesia, segundo o Wrong Diagnosis.

Tetraparesia e tetraplegia

Tetraparesia e tetraplegia têm significados parecidos, porém são distintos. Na tetraparesia os músculos dos membros são fracos, mas na tetraplegia os músculos dos membros estão paralisados, segundo o DVM, um site de veterinária.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível