Qual é o significado dos tipos de feições Kabuki ?

Escrito por stephanie mitchell | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o significado dos tipos de feições Kabuki ?
Atores do Kabuki pintam o rosto em vez de usarem máscaras (Bruno Vincent/Getty Images News/Getty Images)

O teatro japonês tem três formas principais: Noh, Kyogen e Kabuki. Enquanto os atores do Noh e do Kyogen usam máscaras estilizadas para informar o público a respeito de seus personagens, os atores do Kabuki pintam o rosto. Juntamente com as fantasias muito coloridas, a maquiagem Kabuki é um ícone desta forma de arte e mostra à plateia quem é cada personagem do momento em que ele entra no palco.

Outras pessoas estão lendo

Kesho

Os atores do Kabuki não usam máscaras, mas, em vez disso, pintam o rosto em um estilo chamado "kesho". Primeiro, um ator aplica uma grossa camada de maquiagem branca feita de pó de arroz sobre todo o rosto, usando diferentes tons, dependendo da idade, do status social e do gênero do seu personagem. Depois, ele delineia os olhos e a boca em preto ou vermelho, usando diferentes formas e estilos para representar um personagem masculino ou feminino.

Qual é o significado dos tipos de feições Kabuki ?
A maquiagem de muitos personagens do Kabuki é bem básica (Bruno Vincent/Getty Images News/Getty Images)

Kumadori

Atores que representam espíritos, demônios ou outros personagens sobrenaturais usam um estilo diferente de pintura facial, chamado "kumadori". Ele começa com a mesma camada de branco, mas os traços faciais desenhados sobre ela são muito mais complexos e coloridos. Além dos olhos e da boca, o ator também delineia as maçãs do rosto e os maxilares, usando estilos que representam as emoções predominantes do personagem. Cada personagem tem uma feição particular que o representa, totalizando mais de 100 desenhos kumadori distintos em uso.

Qual é o significado dos tipos de feições Kabuki ?
Toda maquiagem do Kabuki começa com uma grossa camada de branco (Koichi Kamoshida/Getty Images News/Getty Images)

Cores positivas

Os desenhos kumadori têm um código de cor, com cada uma representando diferentes traços de personalidade ou emoções. O público usa a pintura do rosto para identificar cada personagem à medida que ele entra e para reconhecer seu estado emocional. As cores usadas para representar bons personagens e emoções positivas são: vermelho, para paixão e entusiasmo; rosa, para alegria juvenil; azul claro, para um temperamento calmo; verde claro, para paz, e violeta, para nobreza ou elevação espiritual. Rosa e violeta são usados raramente e apenas para poucos personagens em particular.

Qual é o significado dos tipos de feições Kabuki ?
Personagens sobrenaturais têm rostos mais complexos e coloridos (Koichi Kamoshida/Getty Images News/Getty Images)

Cores negativas

Como o kumadori é usado para vilões e demônios, as cores que representam traços de personagens maus ou emoções negativas são usadas frequentemente. O índigo representa a depressão; o marrom, autocentrismo ou egotismo; o cinza, aplicado no queixo, melancolia; o preto, medo; o vermelho profundo, raiva, teimosia e crueldade. O vermelho profundo é a cor kumadori mais comum e pode ser usado para personagens que têm tanto o lado positivo quanto o negativo. O segundo mais usado é o índigo, que é muito usado por atores que representam fantasmas.

Qual é o significado dos tipos de feições Kabuki ?
As fantasias Kabuki são tão coloridas e estilizadas quanto a maquiagem (Koichi Kamoshida/Getty Images News/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível