Família

O significado das velas do Advento

Escrito por kim kenney | Traduzido por diego feijo cabral silva
O significado das velas do Advento

Coroa do Advento

purple advent candles image by Photoeyes from Fotolia.com

Assim como muitas outras tradições natalinas na fé cristã, a coroa do Advento é de origem pagã. Nas igrejas cristãs, uma vela é acesa em cada domingo durante as quatro semanas que precedem o Natal. Algumas famílias fazem as suas próprias coroas do Advento para acendê-las em casa.

Outras pessoas estão lendo

Origem

Não se sabe quando a primeira coroa do Advento foi criada. Rituais pagãos incluíam com frequência velas acesas em uma coroa para simbolizar esperança pelo retorno do sol no meio do inverno. Na Idade Média, os cristãos emprestaram este costume antigo e o incorporaram à celebração do Natal. As religiões católica e luterana estavam entre as primeiras a adotarem formalmente a coroa do Advento.

Coroa

A coroa do Advento é feita de ramos de abeto, simbolizando a vida eterna. O círculo representa o amor contínuo de Deus, sem começo e sem fim, assim como a imortalidade da alma.

Cores das velas

Cada uma das quatro velas coloridas na coroa do Advento representa uma semana que antecede o Natal. Tradicionalmente, três velas são roxas e uma é rosa. A última vela é branca e está localizada no centro da coroa. Ela é acesa na véspera ou no dia de Natal.

A origem da vela rosa

Antigamente era uma tradição que o papa entregasse uma rosa a alguém no quarto domingo de quaresma antes da Páscoa para "animar" o tom soturno da estação. Antes da comercialização em massa do Natal, o Advento também era um tempo solene, em que as pessoas jejuavam para se preparar para o feriado. A tradição da rosa se tornou parte do terceiro domingo do Adento. Eventualmente, a terceira vela também se tornou rosa.

Simbolismo da vela

As velas são tradicionalmente acesas na seguinte ordem: roxa, roxa, rosa, roxa, branca. A primeira é chamada de "Vela da Esperança." ela simboliza a fé em Deus mantendo suas promessas para a humanidade. A segunda é chamada de "Vela da Preparação," que lembra os cristãos para "se prepararem" para receber Deus. A terceira vela é a "Vela da Alegria." Ela recorda os anjos cantando alegremente sobre o nascimento de Cristo. A quarta vela, a "Vela do Amor," lembra os cristãos que Deus os ama o suficiente para enviar seu único filho à terra. A "Vela de Cristo," a vela branca no centro, representa o próprio Jesus Cristo.

Rituais

Algumas fés cristãs incentivam as famílias a acenderem uma vela na coroa todos os dias durante o Advento, seguido por leituras da Bíblia, cânticos e oração. Durante a primeira semana, uma vela é acesa a cada dia. Durante a segunda semana, duas velas são acesas e assim por diante.

Variações

Há muitas interpretações sobre as velas do advento. Alguns acreditam que as velas representam Esperança, Amor, Alegria e Paz. Alguns acendem a vela rosa no último domingo antes do Natal, e não no terceiro. Outros usam quatro velas roxas. Em todas as tradições, o simbolismo faz parte da fé cristã..

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media